Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Um dono para Buscapé, o livro da minha infância

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Os livros são uma companhia para os seus leitores. Ler um livro é conhecer um novo mundo e aprender os conflitos e soluções que os personagens vivem e nos apresentam. Hoje o mundo é muito rápido, piscou e já aconteceu, e tudo se encontra no mundo virtual da internet. Mas me lembro que na minha infância os alunos das escolas eram motivados a lerem livros, que traziam diversos ensinamentos válidos para uma criança. Me lembro que havia as obras da coleção Vaga-lume, que em breve falaremos por aqui, mas também tínhamos livros que os professores entendiam que nos traiam bons ensinamentos. Sendo assim, "Um dono para Buscapé" foi uma obra que marcou a minha infância.


O livro brasileiro foi escrito por Giselda Laporta Nicolelis, e contém somente 62 páginas. Apesar de ser uma curta história, é uma obra bonita de ser ler, mostrando o quanto um cachorro pode ser importante na vida dos humanos. Me lembro de ter lido esse livro por mais de uma vez, e gostei tanto que indiquei para a minha avó, que também adorou a leitura. A trama mostra o jovem estudante Marcelo, que tem apenas doze anos e agora vai enfrentar a sua maior crise de sua curta vida. A família vai mudar de casa, saindo do lar espaçoso para ir morar em um apartamento. O problema é que o cachorro Buscapé, seu fiel amigo, não vai poder ir junto com a família. Marcelo precisa encontrar um dono para Buscapé, se não o cachorro será sacrificado. Começa a aventura do garoto para encontrar uma solução para o problema de seu amigo, que o acompanha em toda a sua rotina, chegando até mesmo a seguir Marcelo para a escola.

Giselda Laporta escreveu essa trama em 1980, quando a vida era outra, o comportamento familiar também era diferente, podendo surgir algumas questões na cabeça de alguns leitores que virem a ler a obra atualmente. Veja bem, Marcelo é independente e faz tudo praticamente sozinho para resolver o problema com Buscapé, já que seus pais não opoiam em nada. O garoto chega a fazer um anuncio no jornal e recebe a ajuda da professora Fátima para ajudar o cachorro a encontrar um novo lar. A obra traz diversos ensinos, como de cidadania e cuidado, além de senso de responsabilidade para resolver uma situação adversa. Outro tema que entra na história é a cegueira, pois Claudinei é um garoto que se interessa por Buscapé, mas ele é cego e precisa de um cão guia para ajudá-lo. Marcelo então corre para tentar ensinar Buscapé a ser um cão guia, mas seu cachorro é muito sapeca e bagunceiro. É interessante como a autora consegue mostrar o desenvolvimento do Marcelo em suas páginas e como um problema pode nos levar a nos tornarmos pessoas melhores. "Um dono para Buscapé" foi uma das minhas primeiras leituras, que guardo com muito carinho em minha memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA