Desde a Copa de 2014, disputada no Brasil, é dito sobre a geração belga, onde finalmente a Bélgica possuía ótimos jogadores, que estavam se destacando nos principais torneios do mundo, tinham uma chance real de bons resultados no mundial de seleções. Agora, após três Copas do mundo e duas Eurocopa, o que podemos falar sobre essa geração belga? Eles conseguiram cumprir as expectativas? Ou os jogadores foram uma frustração para os amantes do futebol? Com a eliminação na primeira fase da Copa de 2022, vamos analisar o que houve com os belgas.
A Copa de 2022 trouxe muitas criticas para a seleção da Bélgica, pois eles poderiam ter alcançado muito mais neste ano, mas parecia que as coisas estavam indo mal internamente, e assim, os jogadores não conseguiram entregar uma performance suficiente para bons resultados. Mas vamos voltar no tempo e falar desses grandes jogadores belgas. Hazard era o grande destaque do Chelsea, Kevin De Bruyne o principal articulador do Manchester City, Lukaku o forte artilheiro da Inter de Milão, além do goleiro Courtois e o ponta Martens. Esse era o esqueleto da equipe na Copa de 2014, quando foram eliminados apenas nas quartas de final, para a Argentina. Eram novos ainda e haveria mais uma Copa, onde estariam no melhor momento de cada um. Foi em 2018 que conseguiram um grande feito, o de eliminarem o Brasil nas quartas de final, ficando na terceira posição da Copa, algo inédito para a Bélgica. Foi então que vieram as decepções na Eurocopa, com a eliminação em 2016 nas quartas de final para Gales e para a Itália na mesma fase em 2020.
Em 2022 as coisas estavam estranhas para a Bélgica, com os próprios jogadores tendo problemas entre si. Courtois e De Bruyne não se falam por conta de problemas com mulher, e além disso o meio campista saiu de várias partidas falando que estavam velhos, demonstrando que não estava motivado para a Copa. Hazard depois da Copa de 2018 sumiu do mapa, com diversas lesões e amargando o banco de reservas do Real Madrid, jogou muito pouco na Copa atual. Lukaku veio machucado e na única partida que jogou acabou perdendo gols incríveis, chegando ao ponto de sair dando soco nas coisas por tanta frustrações. Apesar dos resultados, não vejo como um fracasso essa geração belga, pois conseguiram um terceiro lugar de Copa. Talvez a frustração seja por conta dos torneios europeus, onde se esperava pelo menos um título, e ser eliminado nas quartas de final por duas vezes acabou sendo frustrante. Na Nations League eles também não foram bem. Fica um sentimento de que eles poderiam ter feito mais, mas acabaram conseguindo o que era possível, com uma união de jogadores talentosos que vai ser difícil repetir a dose. Ainda assim, todos se lembrarão da ótima geração belga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário