Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O que a visita do Zelensky aos EUA significa?

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Agora em dezembro fazem dez meses que a Ucrânia esta sendo atacada pela Rússia. Se voltarmos no tempo vamos nos lembrar que existia muitas duvidas sobre o que aconteceria nessa invasão, e se de fato ela aconteceria. Então, ela aconteceu e hoje estamos analisando o que ocorre em meio a esse conflito, que parece longe de terminar. Um fato interessante aconteceu na última semana, que pode apimentar e mudar os próximos passos dessa guerra. O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky foi para os Estados Unidos, sendo recebido como herói pelo governo e tendo espaço para discursar. Mas o que significa essa visita? O que podemos esperar em seguida?


A situação ucraniana não é fácil, os russos seguem atacante e inclusive nesse natal foi possível fazer uma comparação com a mesma data em outros anos na capital da Ucrânia. As luzes perderem lugar para a escuridão. No inicio da guerra a Rússia conquistou diversos espaços, mas houve apoio e envio de armas para os ucranianos. Com isso muitos territórios foram recuperados e a Ucrânia conseguiu se manter de pé. O presidente Zelensky mal sabia o que o esperava ao assumir o cargo de presidente. Ele veio de uma corrente politica que queria trazer ao povo uma nova via, mostrando que uma pessoa comum poderia liderar a nação. O povo comprou a ideia, e Zelensky que era uma comediante conseguiu ser presidente e hoje é o símbolo da resistência ucraniana contra a invasão russa. Em cada momento ele pediu apoio aos EUA e aos países europeus, e agora esse convite norte americano para ele mostra que os EUA estão dispostos a apoia-los.

Essa visita transmite diversas mensagens para o mundo, e principalmente, para o presidente russo Vladmir Putin, pois mostra para ele que a Ucrânia não esta esquecida no mundo, que a maior potencia do mundo esta os apoiando. Talvez Putin terá que pensar por várias vezes antes de tomar qualquer atitude mais drástica, pois uma retaliação pode acontecer. Lembrando que a Rússia esta debaixo de diversas sansões pesadas. Outro recado é para a comunidade europeia, que não precisa ter medo de uma crise de gás, que é possível resistir contra a Rússia. Zelensky foi muito cumprimentado e aplaudido desde o momento de sua chegada até o discurso que realizou, e Biden reforçou o seu apoio para a Ucrânia, onde inclusive foi aprovada um auxilio bilionário em favor dos ucranianos. Na primeira vez que o presidente da Ucrânia deixou o país desde a guerra, agradeceu o apoio da Casa branca e disse que o povo ucraniano esta inspirando o mundo com sua coragem. Biden lhe entregou uma medalha e reforçou ser contra a invasão russa, apesar de ser contra uma guerra mundial. O próximo ano e o inverno rigoroso que se aproxima na Europa nos reservam novos capítulos dessa triste guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA