Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

A lendária vingança dos 47 Ronins

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

O Japão possui diversas histórias dento de sua cultura, envolvendo principalmente o tempo onde os samurais existiam e tinha a liberdade de usarem a sua espada. Um momento que ficou marcado nos livros históricos japoneses é a respeito dos 47 Ronins, e sua missão de vingança após a morte de seu mestre. Esse acontecimento chegou até a virar um filme, mas cheio de fantasias e liberdade criativa. Vamos contar aqui nesse texto o que de fato foi essa vingança dos Ronins, qual a motivação para o inicio e como foi todo o processo até conseguirem alcançar o objetivo final. Tudo aconteceu no inicio do século 18, quando não havia mais liberdade para o uso de espadas no Japão.


Tokugawa Tsunayoshi não tinha muitas coisas a realizar como o Xogum, e acabou criando uma lei estranhe, onde era proibido matar cães na cidade. Os samurais sem função acabam tomando outras profissões, e alguns envolvidos até mesmo em corrupção. Tsunayoshi então convidou o jovem samurai Asano para estar na corte entretendo os enviados da família imperial para Edo. Asano acabou sendo treinado por Kira, o mestre de cerimônias para essa função. Kira sempre provocava Asano por seus maus costumes, até o dia em que Asano perdeu o controle e atacou Kira com sua espada, ferindo a face dele. Como qualquer ato de violência possuía uma pena de morte, Asano acabou sendo condenado ao seppuku, um auto suicido. Ele morreu aos 34 anos, teve suas terras confiscadas e seu grupo de samurais acabaram se tornando Ronins, ou seja, um samurai sem senhor para servir. Aqueles 47 samurais não aceitavam o que tinha acontecido e juraram que haveria vingança, sendo liderado pelo agora Ronin chamado Oishi Kuranosuke. 

Acontece que Kira já esparrava por uma retaliação e assim aumentou a sua proteção e segurança, levando os Ronins a tomarem uma outra linha de ação. Aqueles 47 homens decidiram não levantar suspeitas entre o povo, então passaram a viver uma vida como se tivessem abandonado o código dos samurais. Oishi por exemplo vivia em tavernas com prostitutas. Um homem ao ver Oishi largado bêbado na rua deu um chute na sua cara, já que esperava que ele vingaria seu mestre e não que vivesse uma vida de abandono e desonra. Aqueles 47 homens pagaram um alto preço, já que viveram uma vida ruim para não levantar suspeitas, até que após um ano e meio eles entraram em ação. Os 47 Ronins liderados por Oishi atacaram a mansão de Kira na cidade de Edo. Com arcos e espadas, dois grupos invadiram a mansão e em pouco tempo mataram vários guardas. Oishi encontrou Kira em uma sala secreta tremendo de medo. Ao ver a face marcada pela espada de Asano, confirmou sua identidade e pediu para um ronin cortar a cabeça de Kira, já que ele havia recusado cometer seppuku com a mesma adaga que Asano havia morrido. Após concluírem a vingança, os 47 Ronins se entregaram a autoridade. Ao invés de serem mortos como criminosos, aqueles homens receberam o direito de cometerem seppuku juntos, e assim todos morreram no mesmo dia, mas concluindo a vingança por seu mestre. Aqueles homens usaram de estratégia, paciência e inteligência ao conseguirem vingar Asano e ficaram conhecidos para sempre na cultura japonesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA