Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

A sociedade do cansaço

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Vivemos em dias de muita correria, onde as informações estão mais rápidas e as conexões aumenta a comunicação entre as pessoas. Mas se temos tantas facilidade e tanta tecnologia, por que vivemos em uma geração tão cansada mentalmente e alguns até mesmo cansadas no físico? Muitas respostas sobre nossa atual sociedade foram respondidas através do livro "A sociedade do cansaço", do escritor Byung-Chul Han, que começou a observar o sistema em que vivemos e como a nossa sociedade tem estado mais cansada, mesmo tendo tantas possibilidades de ter uma vida melhor e com mais facilidades.


Hoje em dia é comum vermos pessoas inquietas. É comum vermos casos de pessoas que possuem problemas psicológicos devido ao enorme de numero de informação que recebem, como ansiedade e TDAH. Isso afeta até mesmo as crianças. Me lembro que era normal ficar um tempo quieto, simplesmente sem fazer nada, ou seja, curtindo uma preguiça. Mas hoje em dia nos sentimos culpados por estarmos parados, ficamos pensando que estamos perdendo tempo. Ler o mesmo livro ou ver o mesmo filme por diversas vezes era algo normal, mas hoje sempre queremos o próximo e ficamos vendo algo hoje já imaginando qual será a próxima ação. Isso é ruim, pois a nossa mente nunca para, e assim temos uma geração inquieta, que se acusa por ter um pouco de tédio e não aceita ficar sem produzir algo. Precisamos entender que não somos máquinas, precisamos de um tempo apenas para descansar. Na Bíblia vemos Deus descansando no sétimo dia. Agora por qual motivo nós simples humanos queremos viver na obrigação de sempre ter que fazer ou produzir alguma coisa?

Precisamos ter um tempo de contemplação, ou seja, parar e olhar o céu, observar o que acontece ao nosso redor, prestar atenção na comida e naquilo que estamos fazendo. Pra que fazer mil coisas ao mesmo tempo? Isso gera cansaço. Todos querem ser ativos e se orgulham disso. Coitado daqueles que falam que querem tirar férias, que querem ficar um pouco sem fazer nada. São taxados como preguiçosos. Além disso não temos mais tempo para celebrar conquistas. É muito bom celebrar vitórias, mas não apenas isso. Celebrar amizades, se reunir em família, bater papo. Mas em um mundo cheio de ativos e inquietos isso acaba sendo desvalorizado. Não podemos perder a nossa humanidade, os relacionamentos. Novamente, não somos máquinas, precisamos viver uma vida mais leve. Tédio e descanso não são ruins, não fique acusado. A nossa sociedade hoje vive cansada, porque não para, não celebra e vive inquieta e preocupada com tudo. Faça exercícios, bata papo, fique deitado em uma rede, de espaço para um pouco de tédio. Você vai se sentir bem melhor e mais leve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA