Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Os conflitos entre EUA e China

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Depois do fim da segunda guerra mundial o mundo assistiu um conflito sem mortes entre Rússia e Estados Unidos, a chamada guerra fria. Apesar de sempre existir um medo real de uma bomba atômica ser lançada, as tensões terminaram com a queda do muro de Berlim. Os americanos assumiram o protagonismo do mundo e começaram a espalhar a sua cultura ao redor do planeta. Acontece que nos últimos anos uma nova potencia começou a aparecer e ter grande destaque. Eu falo da China, que aparece aqui no Blog em diversos textos, e isso não é a por acaso. A China se programou para viver o que vive hoje, mas com isso tensões e atritos começaram a acontecer com os EUA.


As diferenças de pensamento entre as duas nações são várias, a começar pelo sistema politico. Enquanto os americanos vivem o capitalismo ao máximo, vendendo o famoso sonho americano, na China temos um sistema politico mais rígido e mais controlador. Nos negócios os chineses são capitalistas, mas na condução de sua sociedade vemos o comunismo sendo aplicado. A espionagem sempre foi um fator de crise entre diversos países, e aqui não é diferente. Desconfiado das ações chinesas, os americanos mandaram fechar o consulado do país asiático em Houston, onde os EUA acusam a China de implantarem estudantes chineses como espiões em áreas tecnológicas do país ocidental. A China negou, mas o clima ruim já estava criado. Em resposta, a China também fechou consulados americanos no país. A guerra comercial também é um fator de briga, que aumentou após a crise do Covid. Os EUA acusam a China de serem responsáveis pela Pandemia que agride o mundo.

Outra batalha entre os dois países se concentra na área de tecnologia, mais precisamente o 5G. Os EUA novamente acusam a China de espionagem, principalmente da empresa Huawei. Talvez essa seja a próxima batalha campal por espaços em outros países. Na área militar também existe conflito, pois em diversos momentos vemos navios chineses entrando em áreas em que os americanos não permitem e consideram isso uma invasão. Nos lembrando a guerra fria, os EUA não aceitam que os chineses usem de força contra Taiwan, que é um país que não aceita influencia chinesa. Em tempos em tempos vemos Taiwan e Hong Kong no centro de discussões entre ocidentes e orientais. Os americanos não aceitam a politica chinesa baseada na força, e assim se retirou dos jogos de inverno de 2022, que ocorre na China. Sim, desta maneira cria-se mais um motivo para conflito entre os dois. É nítido que os dois países pensam diferentes, e me parece que em algum momento o conflito ira aumentar e piorar, já que  a cada ano a situação piora. O resultado será um aperto de mãos e paz entre os dois, ou então uma terceira guerra mundial. Torcemos para que a primeira opção seja a escolhida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA