Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O primeiro álbum do Legião Urbana

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Antes de falarmos sobre a estreia do Legião com seu primeiro trabalho de estúdio, precisamos entender o contexto da banda e da época da produção do álbum. Para quem não sabe, Renato Russo possuía uma banda anteriormente, com o nome de Aborto Elétrico. Com o fim do projeto, vimos Renato formando o Legião urbana junto com Marcelo Bonfá na bateria e Dado Villa-Lobos tocando guitarra com Renato Rocha. O Brasil havia acabado de sair de um período de Ditadura, e a luta dos mais jovens pelas  Diretas Já e liberdades era grande. Nesse cenário Renato apresenta suas letras bem politizadas para o público.


A primeira canção, chamada "Será", começa a mostrar o lado poético e filosófico de Renato, assim como também vemos as primeiras pitadas politicas do compositor. Será que iremos vencer? Claramente uma critica ao governo. Por outro lado o lado filosófico está presente quando ele cita que nos perdemos com os monstros que nós mesmos criamos. Podemos assim dividir o álbum em duas temáticas, contendo partes poéticas e partes com muita militância. Era a força jovem querendo colocar seus dramas e seus gritos através de canções. "Geração Coca-Cola" é um grito contra o capitalismo e como somos influenciados por aquilo que vem dos EUA. Em "Soldados" Renato fala sobre guerras que não são nossas, mas somos colocados para lutar. Em "A dança" a letra nos fala de pessoas que se acham e dizem ser diferentes, mas na verdade elas apenas repetem as mesmas coisas que seus antepassados. O som do álbum é rustico e simples, de forma proposital, um rock de garagem.

O Legião urbana traz também uma versão da música de Nelson Rodrigues, chamada "Ainda é cedo". Ela é tão boa que acabou virando um dos clássicos da banda, parecendo que a canção era de Renato e feita para ele cantar. Gosto de "Perdidos no espaço", uma das melhores do álbum. O título é até uma alusão a um seriado bem famoso na época. Na parte instrumental o Baixo é bastante presente na parte sonora. "Beader meinhof blues" fala de amor, mas também busca apresentar Brasília, falando que lá também existe cidade e tecnologia como no sudeste. 'Teorema" também é muito boa, uma poesia que em breve começaria a ser mais forte nas letras de Renato Russo. A última canção é belíssima, chamada "Por enquanto", falando que o sempre um dia acaba. A parte sonora dela não me agrada, mas a letra é excelente. O Legião Urbana estreia com um álbum cru, mas com muito potencial de crescimento, mesmo com um inicio bem politizado e militante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA