Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

As 5 missões espaciais mais importantes da história

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Missões espaciais me fascinam. Acho muito legal o fato de podermos pegar um foguete e ir para a Lua, ou então enviar sondas espaciais em busca de outros planetas. Isso é fantástico. As vezes fico imaginando missões tripuladas para planetas mais longe, ou então até viagens de turismo espacial. Bem, enquanto nada disso acontece, podemos nos lembrar de missões que a humanidade já fez no espaço e que deu muito certo. Neste texto vamos elencar cinco missões muito importante na exploração espacial, que acabou também gerando coisas boas para a nossa sociedade.

1-) Apollo 11, quando o homem pisou na Lua


Não tem jeito, essa foi a missão mais importante da história da humanidade no Espaço. Imagine só, o homem pisando na Lua, nosso satélite natural que só conseguíamos enxerga-la através dos nossos olhos aqui na Terra. Os EUA queriam ser os primeiros a chegarem na Lua, e isso aconteceu em 1969, através da Apollo 11. Os astronautas da tripulação foram Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins, que passaram o tempo fazendo experimentos e coletando materiais vindo da Lua. A humanidade parou para ver esse feito. Como disse Neil, este feito foi um pequeno passo para um homem, mas um grande passo para a humanidade. 

2-) Estação internacional Espacial


Após a guerra fria e o fim da corrida espacial, tanto Rússia como os americanos notaram a importância de se trabalhar em equipe. Sendo assim, começou o projeto de se criar uma Estação Espacial em órbita da Terra. Em 1998 as duas primeiras peças foram lançadas, mas foi no ano 2000 que a primeira tripulação chegou no local. O interessante é que a base serve para astronautas do mundo inteiro, e ela já esta a mais de vinte anos orbitando e seguindo com as pesquisas. O objetivo é ser um local de preparação para missões no futuro e ser um laboratório para pesquisas.

3-) Mars Pathfinder, rumo a Marte


Após chegar na Lua, um novo interesse surgiu na humanidade, um desejo de explorar Marte. O motivo é por conta do planeta vermelho possuir algumas características parecidas com nosso planeta, além de poder explorar como é o solo e ambiente do local. Sem a chance de um homem chegar em Marte, foi enviado em 1996 a sonda Mars Pathfinder, e um ano depois o Rover chegou e começou a realizar as pesquisas do planeta. A missão provou que é possível explorar gastando menos dinheiro, além de manter a NASA nos negócios espaciais. Através do Rover enviado diversas imagens chegaram até nós na Terra, onde ele analisa a atmosfera, clima e geologia de Marte.

4-) Voyager 1, a exploração Espacial


A Voyager é uma sonda Espacial que foi lançado em 1977 e permanece firme em seu trabalho até hoje. O objetivo principal da sonda era de estudar Júpiter e Saturno, para em seguida seguir sua exploração Espaço a dentro. Durante a missão o Voayager localizou vulcões na Lua de Júpiter, além de coletar informações importantes sobre os anéis de Saturno. Em 1990 a sonda fez a bela fotografia dos anéis de Saturno inteiro. Em 2013 a NASA confirmou que a Voyager entrou no Espaço Interstelar, chegando a captar sons através de vibrações das ondas de plasma.

5-) Sonda Kepler, em busca de novos planetas


Acredito que essa seja uma das missões de exploração espacial mais ousada já realizada pela NASA. A sonda Kepler tinha um alvo bem interessante, o de explorar o Espaço em busca de novos planetas, tentando encontrar algum que fosse parecido com o nosso. O lançamento ocorreu em 2009 e a pesquisa foi até o ano de 2014, quando foi substituído pelo Kepler 2. Após uma gigante pesquisa e anos de exploração, o resultado foi o de 1284 planetas encontrados, sendo que apenas nove deles foram considerados habitáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA