Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Precisamos falar sobre Naomi Osaka e a depressão

quinta-feira, 3 de junho de 2021

O maior Torneio no piso de Saibro, o Grand Slam Roland Garros teve seu inicio, e com ele diversos assuntos e histórias começam a surgir. Um desses recortes no mundo do Tênis possui a Tenista Naomi Osaka como centro da discussão. Tudo começou antes do Torneio começar, pois Naomi disse que não iria dar entrevistas por conta de perguntas agressivas dos Jornalistas. Até ai tudo bem, mas os jogadores possuem um contrato e a Direção de Roland Garros queria fazer valer o que estava escrito nele. A Tenista era obrigada a dar entrevista, e caso não quisesse iria tomar uma multa a cada partida e por fim corria o risco de ser excluída do Campeonato. Veio o primeiro jogo e Naomi não deu entrevista, pagando assim  uma alta multa. Por fim, ela se retira de Roland Garros alegando depressão. E ai? E agora?


Temos sempre a impressão de que atletas são pessoas acima dos problemas, super heróis que derrotam qualquer inimigo e que nada os abala. Mas Osaka nos mostra que isso é um ledo engano, e apesar dela ser a noticia do momento, muitos outros atletas passam por problemas iguais ou piores que o que ela esta enfrentando. Pois bem, Naomi ao alegar depressão comove grande parte das pessoas e nos leva a termos empatia com o que ela esta passando, já que diversas pessoas ao redor do mundo enfrentam a mesma doença. O grande problema da japonesa foi a forma que ela comunicou tudo isso. Se desde o inicio ela dissesse que estava com transtornos psicológicos os organizadores do Torneio poderia tomar decisões melhores. Acontece que a Tenista teve um tom muito forte e critico contra os jornalistas, apontando as falhas que eles tinham e não o real problema que ela esta enfrentando. A retirada dela de Roland Garros é ruim, o Torneio perde muito com isso, pois ela é um nome gigante no Tênis, mas ela também perde, pois Roland Garros é uma plataforma para ela atuar e mostrar seu talento.

O fato de Osaka não ter se comunicado bem não altera ou diminui o problema da depressão, e aliás, pode ser que ela tenha tido uma péssima comunicação por conta desse problema. É estranho pensarmos que uma atleta tão rica e tão vencedora pudesse passar por um transtorno psicológico. Acredito que muito disso é por conta do atual momento que nossa geração vive. Tudo muito corrido, uma cobrança excessiva por estar no topo, por ser aquilo que as pessoas querem que nós sejamos. Sendo o grande nome do Tênis, Naomi pode estar sofrendo dessa cobrança, talvez dela mesmo. Foi nítido quando ela foi campeã do U.S Open que ela era diferente, pois na entrevista ela se mostrou muito introvertida. Temos que respeitar Naomi, entender os problemas que ela passa. Que os organizadores dos Torneios saibam lidar com ela, mas também é importante que ela saiba lidar com as cobranças e com as tarefas que competem a ela como profissional. A japonesa precisa entender que Tênis não é apenas jogar uma partida, mas também se envolver com tudo aquilo que o Mainstream pede para fazer. Que Osaka saiba viver com leveza aquilo que ama fazer, e possa sim vencer a depressão. Fica para nós a lição de que ninguém é imbatível, todos passam por lutas, diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA