Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Você precisa ler 1984

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Em tempos onde vivemos muitas discussões politicas e discussões sobre geopolítica, existe um Livro que é dever de todos fazer uma leitura. O Livro é 1984, uma distopia fantástica sobre um mundo onde existia perseguições, controle e inversão de valores e verdades na sociedade. Tanto a Esquerda como a Direita gostam de usar 1984 para atacar a ideologia politica do adversário. Todos querem ter George Orwell do seu lado, pois existe um peso em suas palavras descritas nesta trama. A trama foi escrita em 1949, onde Orwell buscou fazer uma critica social e politica a um estilo de governo ditatorial e opressor., que na época parecia muito a União Soviética.


O enredo da história é ótimo, segue sendo muito atual até os dias de hoje todas as colocações que o Escritor colocou em sua obra. Vemos assim uma trama onde o mundo não está mais como era antes, pois após uma Guerra com muitas Bombas atômicas o mundo foi dividido em três continentes: Lestácia, Eurásia e Oceania. onde fica a Cidade de Londres. É exatamente ai que todo conflito se passa, pois temos um controle massivo de toda população, comandado pelo "Olho que tudo vê", conhecido como Big Brother. Ele é representado por um rosto de um homem com longo Bigode. Esta figura é uma representação do Estado, que domina e observa cada passo dos habitantes e as regras não podem ser quebradas. As pessoas então acabam vivendo debaixo de uma forte ditadura, onde não existe liberdade, onde a população vive de acordo com aquilo que o Big Brother deseja. A sociedade esta tão doente que uns se voltam contra os outros, chegando a denunciar vizinhos para o Estado quando estes violam as leis impostas pelo Big Brother.

O Governo mexe também com as noticias e ninguém reclama ou confronta, pois isso pode levá-las a morte. Em um momento é noticiado que a Oceania esta em Guerra contra a Lestácia, mas em outro momento o inimigo muda e é apagado todas as noticias anteriores. Ou seja, você não possui dados históricos, a verdade é sempre aquilo que o Big Brother lhe passa no momento atual. Assim, vemos os personagens presos e cegos, sem nenhuma possibilidade de fazer algo diferente. Esse tipo de Governo lembra algum país? Pois é, muitos, não é mesmo? George Orwell buscou apontar os perigos e consequências de viver debaixo dessa liderança, e tinha medo de que o mundo se movimentasse ao ponto de chegar a esse estilo de Governo. É nesse contexto que temos o personagem principal, chamado Winston, abrindo os olhos para esse sistema e buscando assim se libertar. É através de seus olhos que enxergamos uma sociedade presa e vigiada. 1984 nos apresenta situações como o Duplipensar, uma lavagem cerebral para impor suas ideias. Este é um Livro importante para ser lido, que vai trazer conhecimento e uma visão mais ampliada de mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA