Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Yusuke, um retrato dos valentões da Escola

terça-feira, 15 de junho de 2021

Quem já assistiu o Anime Yu Yu Hakusho sabe que o personagem principal, Yusuke Urameshi, é um protagonista diferente do que estamos acostumados. Enquanto diversos outros Animes possuem personagens principais que são conforme o padrão, ou seja, aquela pessoa certinha e com valores buscando fazer o bem, em Yu Yu Hakusho o nosso protagonista quebra os padrões. Tudo porque Yusuke é um estudante que não gosta de estudar, vive matando aula e além disso vive arrumando encrenca e confusões brigando pelas ruas e pelo Colégio. Ele é o típico valentão da rua ou da Escola. Com certeza você já conheceu alguém assim ou até mesmo era alguém parecido com ele. O Anime nos traz este tema de forma muito boa, mostrando uma realidade vivida no Japão e no mundo.


Depois de Yu Yu Hakusho se tornou muito comum nas produções japonesas possuírem protagonistas diferentes, que quebravam o padrão que todos estavam acostumadas. Começou assim a era dos anti heróis, que mesmo fazendo o bem, eram protagonistas encrenqueiros. Vemos isso em Bleach e mais recentemente com os personagens de Tokyo Revengers. Pois bem, o roteiro de Yu Yu nos mostra uma transformação e mudança de comportamento, pois a história começa com Yusuke salvando uma pessoa de ser atropelada, algo que ninguém esperava, nem mesmo o Céu. Isso causou a morte do protagonista, e assim ele precisa mostrar empatia pelas pessoas para poder retornar a vida. Olha só que interessante, o autor busca mostrar que precisamos mudar nossas atitudes para ser alguém melhor. Ser aquela pessoa que arruma confusão e brigas não é o melhor caminho, pois isso afasta as pessoas de você. O que atrai as pessoas é a empatia, é a gentileza e a atitude de ajudar alguém. É por todo esse processo que Yusuke passa, e vemos ao fim do Anime o quanto que ele já não é mais a mesma pessoa do primeiro episódio.

Talvez você não saiba, mas no Japão é comum esse grupo de gangues entre os jovens. Sabemos que os adolescentes adoram andar em bandos, sempre grudados uns nos outros. Já vimos isso em Akira, Slam Dunk e outras produções. No país nipônico existe a gangue de Motoqueiros Bosozoku, os agressivos Gyaru e aquele que se refere a Yusuke, os famosos Furyo. Mas o que seria um Furyo? É aquele delinquente da Escola, o valentão que quer bater em todo mundo e ser o mais respeitado da Escola. Me lembro que quando estudava tinha uma pessoa assim na minha sala de aula. Bem, ele conseguia colocar certo respeito através do grito e violência, mas na verdade ninguém queria ficar perto dele e claramente ele possuía poucas amizades verdadeiras. Era o respeito através do medo. É interessante vermos este recorte da realidade em um Anime, já que é comum muitos estrangeiros reclamarem de sofrerem Bullyng por parte dos japoneses nas Escolas. Yu Yu Hakusho além de possuir uma ótima história consegue trazer essa discussão sobre violência escolar e de como muitos jovens procuram seguir o caminho de brigas para apenas ganhar respeito em torno de si. Ainda bem que Yusuke muda, e muda muito seu estilo de vida e comportamento, mostrando que ser um Furyo não é o melhor caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA