Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Space Jam e a importância do Filme para a NBA

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Em 1996 o mundo era outro. Aqui no Brasil não tínhamos tanto acesso aos jogos da NBA, sendo que os jogos que passavam eram um por semana e as grandes finais. Muito pouco, comparado ao que temos hoje. Infelizmente não acompanhamos em tempo real os grandes jogos do Michael Jordan, que era o grande nome do Basquete naquela década. Apesar de ser um nome conhecido mundialmente, a Mídia quis elevar a fama do jogador e do esporte ao máximo. O melhor caminho? Um Filme usando personagens da Looney Tunes junto com Michael Jordan em um grande jogo pela salvação do universo. Apesar da critica não falar bem da produção, é inegável o quanto Space Jam fez sucesso e como foi uma ótima ferramenta para elevar a NBA e Michael Jordan ao estrelato mundial.


O roteiro do Filme faz uma conexão com a carreira de Jordan, pois naquele momento o craque havia acabado de retornar para as Quadras após uma aposentadoria onde estava no seu auge. Pois bem, Michael é chamado para compor o Tune Squad, composto por Desenhos animados como Pernalonga e Patolino. Acontece que os vilões de outro Planeta roubaram as habilidades de grandes jogadores da NBA e agora desafiam o Tune Squad para um jogo decisivo. A solução de Pernalonga é trazer o camisa 23 para compor sua equipe e derrotar os vilões. A conexão entre humanos e desenhos é muito bem feita, atraindo o público infantil e os fãs de Basquete. Me lembro ainda criança, de ter visto esta produção por diversas vezes. De fato a história é muito boa e sobrevive até os dias de hoje, quando em breve será lançado um segundo capitulo desta aventura. A imagem de Michael Jordan atrelada a trama foi arrebatadora e um apelo comercial gigante, colocando o craque no topo da fama mundial.

É interessante que Space Jam também traz a participação de outros jogadores, como Charles Barkley e Patrick Ewing, que víamos de maneira distantes, apenas como jogadores de basquete, mas muito distante do nosso mundo. Após o Filme, passamos a entender melhor esse mundo da NBA, quem eram seus jogadores, quem eram os principais craques e times. Era muito comum pessoas usando Bonés com o Logo do Charlotte Hornets e Chicago Bulls. De fato os Produtores conseguiram atingir o objetivo de divulgar o basquete pelo mundo, assim como seu principal jogador, que estava retornando para as Quadras, atraindo ainda mais o público para suas partidas. Jordan não é ator, sabemos disso, então não esperávamos uma boa atuação, mas temos ali um rosto conhecido que acaba sendo um herói de uma geração. Dessa maneira, novamente todos acabam ganhando. O jogo de marketing foi excelente, e termos personagens carismáticos como Pernalonga e Lola somaram demais com o Filme. Space Jam marcou uma era, tanto para o esporte como também para o entretenimento, fazendo o rosto e a marca Jordan ficarem conhecida mundialmente, ajudando na divulgação da NBA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA