Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

5 grandes momentos de Ayrton Senna

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Ayrton Senna é um herói nacional, que pude acompanhar na minha infância os grandes momentos de sua carreira. Me lembro de acordar de manhã para ver suas corridas, assim como também me lembro da perca de vontade de assistir Formula 1 após sua morte. Acontece que nem todos puderem acompanhar sua trajetória, e por isso através desse nosso Top 5 quero falar de grandes momentos que o piloto viveu em sua vida no automobilismo. A grande maioria deles eu não vi no momento, mas sei da importância e força desses fatos. Senna se tornou uma lenda do esporte, e muito por conta desses grandes momentos.

1-) GP Japão 1988, o primeiro título


Começamos pela corrida que levou Senna a vencer seu primeiro título mundial, onde ele acabou vencendo essa etapa com altas doses de emoção, começando a se tornar um herói no Brasil e admirado pelo mundo inteiro, principalmente no Japão. Esse GP foi épico, com o brasileiro largando em primeiro, mas após falha no motor acabou tendo que fazer o carro pegar no tranco, perdendo assim dezesseis posições. Começou assim uma corrida de recuperação, com Ayrton já na primeira volta ultrapassou oito carros, algo incrível de ser feito. Depois de uma leve garoa na pista japonesa, o piloto alcançou os líderes e de forma fabulosa ultrapassou Prost, vencendo assim o GP e garantindo seu primeiro título mundial na categoria. Os japoneses ficaram fascinados com uma façanha tão incrível.

2-) A primeira vitória no Brasil, em 1991


Em 1991 Senna já era gigante no esporte, mas ainda faltava algo em sua jornada, uma vitória no seu país, o Brasil. Pressionado, mas com muita vontade de vencer, o brasileiro desembarcou em São Paulo motivado e focado em levar o troféu para casa. Ayrton dizia que essa não foi a sua maior vitória, mas sem duvida a mais sofrida, e jamais esquecida. Tudo parecia tranquilo, com o brasileiro liderando a prova sem problemas. Acontece que seu carro apresentou problemas na quarta marcha, levando Senna a ter que exercer uma força absurda para conduzir o carro até o final. A cada volta as marchas iam falhando e o drama aumentava, pois Patresse vinha atrás. Com uma narração emocionante de Galvão Bueno e com Senna dizendo que obteve ajuda de Deus para vencer, enfim o piloto vencia no Brasil, não conseguindo ter nem força para sair do carro, tamanha a força e luta que travou com seu carro.

3-) Mônaco e a chuva de 1984


O brasileiro ainda era um jovem piloto, quando decidiu aprontar no tradicional circuito de Mônaco. Ainda pilotando pela equipe Toleman, o piloto estava fazendo grandes provas, chegando até a marcar pontos em corridas anteriores. Acontece que ninguém previa o que ocorreria no Principado. Debaixo de uma chuva forte, Senna mostrou o talento que possuía com a pista molhada. Enquanto via pilotos saindo da pista e nomes famosos pedindo para cancelar a prova, o brasileiro não parava de acelerar. O público de Monte Carlo estava encantado com Senna, que debaixo de uma tempestade ultrapassou Lauda e perseguia Prost. Diz a lenda que Senna venceria, mas a corrida foi paralisada por motivos de segurança, dando a vitória ao francês. Mas Senna se apresentava ao mundo como um gênio das pistas.

4-) A invasão do povo brasileiro em 1993


Dessa corrida eu me lembro muito bem. Neste ano o piloto já era tri campeão mundial, já tinha seu status de piloto no máximo, mas Senna ainda era Senna e o que ele queria era vencer sempre. Novamente em casa, o piloto mostrou todo o seu talento para vencer em casa novamente, agora sem a pressão dos anos anteriores. Ayrton não foi Pole e viu o francês e rival Prost avançar na primeira posição. Foi quando começou a chover, e como sabemos, a chuva era a praia de Senna. O francês acabou batendo o carro e o brasileiro seguia firme e muito rápido. Ainda havia Damon Hill em primeiro, então Ayrton pisou o pé no acelerador e conseguiu conquistar a primeira posição, vencendo o GP do Brasil. Então veio a apoteose, com a torcida brasileira invadindo a pista e abraçando o piloto, mostrando assim o carinho que o piloto possuía. Eu assisti tudo e foi de fato emocionante.

5-) A melhor volta da história no GP Europa 1993


O que se viu nessa prova foi algo mágico, com Senna tirando o máximo de um carro que já não era assim tão bom, com um tempo magnifico. Em 1993 os grandes favoritos eram os pilotos que guiavam a Willians. O brasileiro largaria em quarto lugar, e em condições normais dificilmente venceria. Mas o dia não foi normal, e a Cidade acordou com chuva. Quando a largada aconteceu Ayrton acabou tendo problemas indo parar na quinta posição. Foi neste momento que o show começou. Senna fez a volta mais fantástica de todos os tempos, onde com muita ousadia arriscou tudo em apenas uma volta e alcançou a primeira posição. Foi simplesmente incrível, pois ele passou por nomes como Schumacher, Hill e Prost. Tudo isso em apenas uma volta. Mesmo com a pista ficando seca, Ayrton ainda assim garantiu sua vitória. Nunca mais se viu algo assim na Formula 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA