Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Coldplay, o inicio com Parachutes

sábado, 8 de outubro de 2022

No ano 2000, vinte e dois anos atrás, o Coldplay estreava no mundo da música, com o lançamento do seu primeiro álbum, chamado Parachutes. O rock inglês estava vindo da movimento do Britpop, composto por Oasis e Blur, além de ver o Radiohead com um número gigantes de fãs no underground. Era possível os ingleses trazerem algo novo para a música? É nesse cenário que surge o Coldplay, com canções mais leves e emotivas, tendo o talentoso Chris Martin como vocalista. Quando este trabalho foi lançado, ele alçou a banda ao conhecimento do grande público, com a música "Shiver" sendo o primeiro sucesso do grupo.


Era comum os pubs ingleses serem locais para as músicas do Coldplay serem ouvidas, e logo, todas as pessoas já sabiam cantar suas canções. Com um som leve e bonito, o Coldplay conseguia trazer um pouco de calma para a vida agitada dos ingleses. Aliás, "Shiver" fala de um homem que busca mostrar para a pessoa amada que mudou e quer reconquistá-la. O sucesso era visível, a música é muito bonita. Gosto muito de "Don't panic", que faz a abertura do álbum, falando que vivemos em um mundo bonito e não precisamos entrar em pânico. A melodia de Parachutes é muito boa, é uma produção gostosa de se ouvir, além de letras encantadoras. A parte instrumento desse trabalho também é ótima, bem trabalhado em suas melodias. Sim, não podemos deixar de falar de "Yellow", a música mais tocada desse álbum, com um tremendo sucesso de seu videoclipe. A letra é bem reflexiva, uma declaração de amor, com um refrão que fica na cabeção repetindo algumas vezes a palavra yellow.

Chris Martin é frio na forma de cantar as letras dessa produção, mas ao mesmo tempo a forma como canta expressa leveza e combina muito com a parte instrumental, criando uma ótima conexão entre som e voz. "Parachutes", a faixa título é com voz e violão, sendo bem melosa e rápida, dizendo que no meio da neblina e tempestade ele estará amando a pessoa amada. "Sparks" também é romântica, que é o tom desse álbum, falar de amor e das relações. As canções se encaixam perfeitamente em um filme romântico, mostrando cenas de casais. Ao ouvir Parachutes você vai ver que ele inspirou muitas bandas a seguirem por este caminho, inclusive no Brasil, com artistas que cantam músicas neste estilo, como por exemplo Phil Veras. Saindo das polemicas, o Coldplay era a banda boazinha, os queridinhos da Inglaterra, e divulgar a banda para o resto do mundo não foi uma tarefa difícil. Parachutes foi um sucesso, ganhador de prêmios no Reino Unido, considerado um dos melhores álbuns britânicos de todos os tempos. Foi uma boa estreia, trouxe mais leveza para a música inglesa e mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA