Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Heróis e vilões que a Mídia levanta

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Estamos vivendo um tempo onde o Covid-19 tem alcançado as páginas de Jornais e a Tela da TV, um tempo onde estamos refletindo mais sobre as coisas da vida e buscado nos cuidar melhor. O mundo do entretenimento parou por um tempo, esperando acabar toda essa crise o mundo esportivo também esta parado. O que vemos são as brigas politicas, as discussões sobre a Quarentena e uma enxurrada de más noticias. Com tudo isso comecei a reparar em uma das ações que a Mídia como um todo pratica a muito tempo. Se você observar, principalmente no meio politico, existe uma arte de se levantar heróis e vilões, para logo em seguida serem abatidos e esquecidos. É como se fosse aquelas celebridades passageiras do BBB. Elas alcançam um sucesso relativo, participam de vários programas para em seguida serem esquecidas. Isso acontece de  várias maneiras, em vários setores da grande Mídia.


Não quero aqui demonizar a Mídia, até porque a liberdade de expressão e a liberdade dos meios de comunicação é muito importante. Acontece que não podemos cair nas armadilhas que tais meios preparam para nós. O alvo da Mídia é alcançar e movimentar a grande massa, ou seja o povo. A busca por dominar e manipular a opinião publica é muito frequente. Repare no meio do Futebol. Antes de começar uma Copa do mundo os Jornais apostam nos heróis, aqueles que irão ser os salvadores do time, para logo em seguida, após uma eliminação caçar aqueles que foram os vilões da equipe. Dunga já passou por isso várias vezes. Na Copa de 90 foi taxado como o rosto do Futebol feio e defensivo, para em 94 alcançar a redenção, ao ser o homem que levantou a Taça do Tetra. Mas não parou por ai, a Mídia deu o troco, e em 2010 era taxado como um Treinador carrancudo e sem carisma. As pessoa vivem em busca de algo que possa salvá-las, e com isso a grande Mídia se aproveita e faz a sua cotidiana manipulação, através da mais variadas informações.

A Mídia possui o poder de colocar medo ou esperança nas pessoas. Veja só esse tempo de Pandemia, onde noticias sobre mortes causam pânico em toda população. Parece uma busca por recordes, apontando o país onde morrem mais pessoas. Mas eles esquecem de contar daqueles que sobrevivem, daqueles que se curam, daqueles que dão a volta por cima. Mas infelizmente este tipo de noticia não vende. O caso mais atual envolve o mundo da politica. Não quero defender nenhum deles, mas é muito claro para mim a forma de agir dos grandes meios de comunicação. Em meio a crise que vivemos o ex ministro da saúde Mandetta foi levantado como herói, para Bolsonaro ser colocado como vilão. Assim, quando o Ministro foi demitido a culpa ficou com aquele que a Mídia queria culpar. Veja só o caso de Sergio Moro. Foi levantado como herói ao condenar Lula, em seguida como vilão por ter usado meios não aprovados para acusá-lo. Então de repente volta a ser herói ao sair do Governo. Percebeu a manipulação? Não importa se você é a favor ou contra o Presidente, só quero lhe mostrar como a Mídia mexe conosco, em busca de nos manipular e assim formatar a opinião pública. não é conspiração, é só a maneira que eles usam para ter controle sobre a sociedade.

Um comentário

  1. É verdade! Vc comentou bastante sobre a mídia brasileira, mas esse poder é ativo em todo o mundo, ao ponto de alguns atores serem eternamente conhecidos como um personagem que foi demonstrado pela mídia e cair em depressão, por não ter mais a sua imagem pessoal!
    Pois é, como Capitão Nascimento disse: "o sistema é f*da"!

    ResponderExcluir

 

POPULARES DA SEMANA