Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Existe investimento no esporte brasileiro?

sábado, 20 de agosto de 2016

As Olimpíadas estão chegando ao fim, e para a nossa alegria foram ótimas, ao ponto de surpreender a todos. A abertura trouxe o povo brasileiro para a festa, pois em uma abertura muito boa animou a todos e quem quem era contra começou a apoiar e gostar dos jogos. Parece que já vi esse filme na Copa do mundo, onde todo mundo reclama e quando o jogo começa a galera esquece os problemas e começa a torcer junto. E como toda Olimpíada, a grande reclamação é sobre o apoio aos atletas, onde o governo não investe e não apoia, e é por isso que ganhamos tão poucas medalhas. Mas me pergunto se isso é verdade, será que de fato não existe um pingo de investimento no esporte olímpico?


Sem dúvida o maior investimento do país não são em esportes olímpicos, até porque investidores querem dinheiro e não são nesses esportes que eles encontram, até porque apenas em quatro em quatro anos que tais esportes ganham destaque no Brasil. O que rende dinheiro por aqui é o futebol, e sendo assim a grande parte dos investimentos vão para ele. Mas o esporte não é assim tão largado como dizem. O problema é que os investidores e governo esperam para investir em um atleta quando eles conseguem algum destaque, ou seja, eles esperam o resultado primeiro, quando na verdade deveriam buscar o atleta e depois atingir resultados. A melhor coisa seria investir nas escolas, buscar incentivar as crianças a praticar outros esportes, ter aulas especificas para podermos assim gerar judocas, nadadores e corredores campeões.

Nos EUA a coisa funciona diferente, onde um jovem para ganhar bolsa na faculdade precisa ser um bom atleta, já que faculdades nos EUA são pagas, e muito bem pagas por sinal. Sendo assim, os jovens buscam se destacar em algum esporte para ganharem bolsa, e desta forma eles produzem verdadeiras máquinas do basquete, natação e atletismo. Mas o cenário não é assim tão apocalíptico, pois existem sim centros de treinamento para Judo, natação, atletismo, entre outros, basta tirar a bunda da cadeira e ir atrás de um esporte que goste. Agora se você busca ser rico com um esporte esta buscando a profissão errada, mas não fique triste, pois professores e policiais também não ficam ricos com suas profissões.


Aceito quando atletas dizem que não existe incentivo ao esporte no Brasil, mas não aceito que isso seja desculpa para não obterem vitórias. Não digo que devemos ser ouro em tudo, mas bons resultados é sim possível, e temos visto isso nessas Olimpíadas, então menos desculpas e mais resultados por favor. E o que dizer de esportes onde atletas ganham milhões como no Basquete? Jogadores jogando pela NBA não conseguindo nem passar da primeira fase em casa? Falta de incentivo? longe disso, na verdade é falta de talento. Não podemos generalizar, não é porque um esporte não possui incentivo que todos os outros não possuam. Devemos também concordar que brasileiro é um pouco preguiçoso, não gosta de treino e esforço, e talvez seja por isso que temos poucos resultados, pois antes de serem bons querem regalias. O governo e o incentivo ao esporte deve melhorar? Claro, mas não devemos colocar isso como desculpa para maus resultados. Parabéns aos atletas que superaram tudo isso e participaram das Olimpíadas, pois são vencedores. Que a próxima geração não seja preguiçosa, mas que como eles enfrentem o cenário atual e tenham resultados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA