Desde a primeira entrevista coletiva do treinador do Palmeiras, Abel Ferreira, já era claro que ele era uma pessoa diferente e que via o jogo de outra maneira. O que não sabíamos é que ele iria ter tanto sucesso e iria incomodar tanta gente. Pois bem, o português se tornou um nome famoso no Brasil, ainda mais após conseguir vencer duas vezes a Libertadores da América. Além disso, Abel em suas coletivas fala sobre tudo. Fala sobre o calendário, sobre os árbitros, e principalmente, sobre o jogo e esquema tático. E é isso, junto com suas vitórias, que tem incomodado muita gente. Na última semana vimos diversos reinadores brasileiros falando sobre Abel, e esse é o tema do nosso texto.
Não é de hoje que ouvimos reclamações sobre Abel, sua postura dentro dos gramados e como se comporta nas coletivas. Mas atingimos o ponto alto quando Jorginho, treinador do Atlético-GO, começou a criticar o português. O treinador do Palmeiras aplicou uma goleada de virada contra a equipe de Jorginho e disse que o time goiano se defendia muito mal, o que era verdade. Parece que Jorginho não gostou nada disso e começou a falar mal de Abel. Disse que ele não inventou o futebol, que não poderia falar do time dos outros. Em seguida, com muita ironia, o treinador Mano Menezes falou que o português queria dar aula em suas entrevistas, além de anteriormente ter dito sobre a postura reclamona de Abel. A coisa piorou após o Palmeiras eliminar o Atlético-MG da Libertadores, com dois jogadores a menos. Abel apenas falou como trabalhou o time e como Cuca teria que enxergar o esquema tático do Palmeiras naquela partida. O técnico Cuca não gostou, e uma nova polêmica se criou. Jorginho, sim, ele de novo, entrou na discussão novamente, chorando ao falar que Abel não o cumprimenta e que o o português Vítor Pereira, treinador do Corinthians, é mais educado que o conterrâneo.
Os treinadores brasileiros estão certos com essa postura? Com certeza não, principalmente em relação ao Jorginho, um treinador de time pequeno, que demonstra certa inveja ao ver a atuação de Abel. Rapidamente Mano Menezes elogiou o português em uma entrevista, e Cuca em outra coletiva pregou a paz. Abel também disse que é um cara competidor, e que dentro dos gramados só pensa em vencer. O sucesso do português tem incomodado muita gente, e talvez um possível convite para treinar a seleção brasileira esteja incomodando ainda mais os brasileiros. Felipão, por outro lado, rasga elogios para Abel Ferreira. É uma postura diferente, de um treinador que já venceu muito, e não se incomoda com o quanto que o técnico do Palmeiras tem tido sucesso. Toda pessoa que cresce e vence acaba infelizmente se tornando alvo de pedradas, e isso tem ocorrido com o português. É nítido que Abel é diferente, imprimiu uma cultura no Palmeiras, além de ser um conhecedor do jogo e suas táticas. Ele tem muitos erros, comportamentos ruins a beira do gramado, mas o que os treinadores brasileiros tem feito com ele é errado, parecendo ser mais fruto de inveja e nó tático do que qualquer outra coisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário