Mangás de esporte geralmente costumam seu um sucesso no Japão, já que falam sobre valores importantes como trabalho em equipe e perseverança. Haikyuu é uma obra que traz o voleibol como tema central da história, mostrando o time escolar Karasuno e seus jogadores como os protagonistas da trama. Muito bem desenhado e escrito pelo autor Haruichi Furudate, temos um mangá muito bem desenvolvido. Alguns clichês como campeonatos, personagens que superam suas forças e expectativas também estão presentes por aqui, mas nada que tire a individualidade de Haikyuu. O protagonista é o pequeno Hinata, que mesmo sendo mais baixo sonha em ser um grande jogador de vôlei.
Como contraponto de Hinata, temos o talentoso Kageyama, chamado de rei no meio do esporte, mas o motivo é muito ruim, pois ele é assim chamado por ser uma pessoa egoísta que quer apenas usar os outros para seus objetivos. Os dois já haviam se encontrado no fundamental, quando o time amador de Hinata perdeu para o de Kageyama, mas agora se reencontram para jogar no mesmo time, em Karasuno. Somos apresentados aos demais jogadores da equipe, como Tanaka, o capitão Daichi e o levantador Sugawara. Após serem penalizados pelo egoísmo, Hinata e Kageyama acabam tendo que jogar uma partida de três contra três, jogando contra os titulares da equipe. Assim acaba surgindo a química entre Hinata e Kageyama, que juntos criam a arma do ataque rápido entre eles. Em seguida Karasuno joga um amistoso contra Aobajousai. Mesmo muito nervoso, Hinata decidiu apenas confiar e saltar para cortar a bola, sendo uma metáfora para os desafios da vida. Conhecemos também o talentoso levantador de Aoba, chamado Oikawa, que apenas entrou para jogar um ponto. Karasuno vence.
Com o desenvolvimento da trama, novos personagens são adicionados, principalmente ao time de Karasuno. Primeiro o libero Nishinoya volta ao time, e após um jogo contra a equipe de Associação do bairro, o craque Asahi é convencido também a retornar para a equipe. Ele estava fora por ter ficado traumatizado ao ser bloqueado no último campeonato. Hinata também quer ser um craque, mas acaba entendendo a importância de ser a "isca" contra os adversários. O jovem treinador Ukai decide assumir o time, que já foi treinado pelo seu avô. Com o time completo temos o amistoso contra o time Nekoma, vindo de Tóquio e com uma rivalidade antiga com Karasuno. A equipe de Nekoma, contando com o levantador Kenma vence Karasuno por 2 sets a 0, e Hinata acaba se tornado amigo de Kenma. Os dois times combinam de se reencontrarem no nacional do Japão. Finalmente chega a estreia do time no Campeonato da Prefeitura e vencem o primeiro jogo contra Tokonomi. O segundo jogo é contra Datekou e sua forte muralha no bloqueio. Com o ataque rápido de Hinata e Kageyama, e com Asahi recuperando a confiança, Karasuno vence a partida. Chega o grande desafio, o jogo contra Aobajousai de forma oficial e com Oikawa já decifrando o segredo do ataque rápido e usando seus fortes saques para causar estrago em Karasuno. Kageyama não sabe como vence-lo e é substituído pelo levantador veterano Sugawara. Assim termina o ótimo volume seis do mangá Haikyuu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário