A Amazon resolveu produzir uma série histórica, falando sobre um dos maiores navegadores da história da humanidade. Estou falando de Fernão de Magalhães, um português que após não encontrar investimento do seu próprio país, resolveu pedir a ajuda do reinado espanhol para uma grande viagem. O objetivo era o de encontrar um novo caminho para a Índia, mas a aventura mostrou que novos marcos seriam conquistados para a humanidade. Composto por seis episódios e com uma produção muito boa, somos inseridos a todo contexto histórico da época, além da serie ter em seu elenco dois atores que tiveram ótimas interpretações, falo de Rodrigo Santoro e Álvaro Morte.
O brasileiro Rodrigo Santoro é quem interpreta Fernão de Magalhães e consegue trazer um peso dramático excelente, mostrando um homem magoado com Portugal, mas que encontra na Espanha uma oportunidade para a sua missão. Apesar do Rei da Espanha aprovara a aventura, ele coloca um condição, que a condução do navio seja dado a marinheiros espanhóis, e assim a capitania do navio fica a cargo do capitão Juan Sebastian Elcano, interpretado por Álvaro Morte, que ficou famoso por sua atuação como o Professor da série La Casa de Papel. Os dois atores juntos conseguem uma ótima química nas atuações, mostrando a rivalidade entre as nações e a briga muitas vezes pelo comando e pelas decisões da navegação. Fernão se mostra um homem muito duro e teimoso, enquanto Elcano é mais pensativo e gosta de atuar de forma calma. Os dois estilos de homens acaba gerando conflitos ao longo da jornada, mas a cada dia o respeito entre eles começa também a ser gerado.
A viagem pelos mares é bem filmado, e conseguimos sentir junto com a tripulação o silencio e o perigo dos mares. Precisamos entender que tudo naquele ambiente era muito novo, e vemos os tripulantes tendo que enfrentar doença, fome e também ilhas perigosas, com uma população muitas vezes selvagens, não aceitando a chegada de colonizadores. Em uma dessas ilhas Fernão acaba querendo assumir uma guerra que não era sua, ao lutar contra uma tribo. Fernão acaba sendo morto, mas conseguindo provar que existia sim um novo caminho para a Índia. Elcano acaba assumindo de vez o comando e consegue levar a missão a um passo ainda maior, pois mesmo enfrentando a fome e o perigo da marinha portuguesa, faz a navegação dar a volta ao mundo através dos mares, algo inédito na história da humanidade. Sem limites mostra que quando existe um sonho é possível alcançá-lo. Fernão deixou para trás a esposa gravida em busca de concluir a sua missão. O nome de Fernão e de Elcano ficaram para os livros históricos, e a série conseguiu nos apresentar a jornada deles muito bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário