Já faz um tempo que não falamos sobre algo relacionado a história, mas vamos reparar esse tempo perdido para falar de um momento importante do mundo das viagens marítimas. Quando falamos de história só nos lembramos de fatos que marcaram uma época de forma geracional e mundial. Mas também temos simples momentos que se tornam históricos. Um exemplo é uma histórica viagem pelos mares de uma tripulação de seis pessoas a bordo de uma simples jangada. Os noruegueses e seu estilo viking são conhecidos por se aventurarem, e assim, a tripulação liderada por Thor Heyerdahls fez história.
Thor não tirava da cabeça que a Polinésia havia sido habitada por povos da América do sul, então nada mais justo do que ver isso com os próprios olhos. A viagem da tripulação ocorreu em 1947, onde Thor liderou cinco homens em cima de uma jangada, onde percorreram cerca de 8 mil quilômetros, por mais de dois meses, entre a Costa do Peru e aquele distante ajuntamento de ilhas do outro lado do Pacifico. Além disso, um Papagaio que a tripulação ganhou de presente, também seguiu viagem com aqueles homens. O que Thor e seus homens fizeram acabou sendo uma inspiração para um mundo que tinha acabado de sair dos horrores da Segunda guerra mundial. Thor provou que era possível uma viagem desse porte por homens simples a bordo de um meio de locomoção sem nenhuma tecnologia. Imagine só, você percorrer mares perigosos a bordo de uma jangada. Isso é algo que só poderia vir de noruegueses, que já possuem uma tradição aventuresca.
A missão ganhou um nome, chamado Kon-Tiki, e contou com doações privadas e do exército dos Estados Unidos, mas Thor teve que assinar um documento que tirava qualquer responsabilidade do governo por qualquer acidente no mar, pois muitos chamavam a missão de uma viagem suicida. Não pense que a viagem foi simples, já que a tripulação enfrentou furacões, rajadas de vento e ondas furiosas ao longo da jornada. A construção da jangada era simples, sem arames nem pregos, contendo nove troncos de balsa amarrados com cânhamo. E o que eles levavam? Rações militares e diversas latas de água, além de 73 livros científicos de um dos tripulantes. O interessante é que durante semanas aqueles homens não viram nenhum sinal de vida pelos mares. Após aproximadamente 101 dias a viagem teve fim em Agosto de 1947, quando a jangada colidiu com uma das ilhas da Polinésia. Thor Heyerdahls é um nome que inspira muitos viajantes nos mares, e o que ele fez foi algo histórico, que relatou em seus diversos diários. Após chegar a Polinésia, Thor seguiu em outras viagens ao longo dos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário