Um dos personagens mais populares da Marvel é o Homem-Aranha. Sabe por quê? Tudo porque ele faz parte de um contexto simples, onde podemos dizer que ele é uma pessoa comum, gente como a gente. O jovem Peter Parker acabou sendo picado por uma aranha, como sabemos. Mas, o mais interessante é quem é o jovem. Peter era um estudante simples que morava com a avó e precisava estudar muito. Após isso teve que lidar com contas a pagar, um casamento e em outros momentos ser um herói em Nova York. Baseado em todo esse contexto, o que podemos aprender com o aracnídeo?
1-) Aprender a lidar com as criticas
Um dos maiores críticos do Homem-Aranha é o dono do Clarim Diário, chamado J.J Jameson. Este homem se torna um inimigo do herói dentro da mídia, e assim o aracnídeo precisa aprender a lidar com seu nome nos jornais, sempre sendo criticado. Além disso, Peter trabalha no Clarim Diário e ganha muito pouco dinheiro. Ou seja, Peter tem que lidar com Jameson em dose dupla. O que podemos aprender? Na vida teremos pessoas que irão nos criticar, falar de mal nós ou não concordar conosco. O Homem-Aranha nos ensina que não devemos parar ou ficar chorando pelos cantos. Enfrente as criticas, levante a cabeça e siga em frente.
2-) Ter que trabalhar todo dia
Peter não tem uma vida fácil, não nasceu em um berço de ouro. Sendo assim, precisa acordar cedo todos os dias e trabalhar. Quantas vezes você já não acordou cedo cheio de preguiça e teve vontade de ficar na cama? Pois é, com certeza você se levantou e trabalhou. Peter vive isso sempre, tendo que bater fotos para ganhar dinheiro e sobreviver. Para a sua sorte, sendo o Homem-Aranha, sempre consegue fotos exclusivas dele mesmo, e vende para o Clarim Diário. Olhe só, mesmo um herói precisa trabalhar. Então imagine se eu e você não temos que fazer isso também. Preciso te contar, você vai ter que trabalhar todo dia, essa é a vida.
3-) Cuidar de quem se ama
Quando Peter Parker escolheu ser um herói na cidade, teve que lidar com os perigos que poderiam vir sobre aqueles que ele amava. Primeiro ele tinha a sua avó May para proteger. Sendo uma senhora de idade, ela estava sujeita a muitos perigos, e por anos Peter sempre quis esconder a sua identidade para nenhum perigo vir sobre ela. Depois veio o casamento com Mary Jane, o grande amor do herói. Peter contou a verdade para ela sobre seus poderes e ela aceitou estar com ele. A partir de então Peter tinha mais uma pessoa para proteger. Aprendemos com o aracnídeo que devemos cuidar de quem esta perto de nós, proteger as pessoas que nós amamos.
4-) Grande poderes, grandes responsabilidades
Você achou que a famosa frase do Homem-Aranha iria ficar de fora? Nada disso, ela é a frase de maior aprendizado para nós. Como sabemos, Peter ganhou seus poderes e quando tinha a chance de capturar um bandido não o fez. O resultado? Acabou vendo o mesmo bandido matar o seu tio Ben. Após isso, ele nunca mais se esqueceu dessa frase ensinada por Ben. Pois é, esse é o aprendizado, pois quem muito recebe, muito lhe será cobrado. Se você possui posições altas, se prepare, pessoas irão cobrá-lo. O que ganha mais, o que tem um cargo maior recebe sempre a expectativa de trazer uma solução. Não fuja de suas responsabilidades, assuma aquilo que foi dado para você. Essa é a consequência de ter poderes, seja eles quais forem.
5-) Aprender a lidar como luto e seguir em frente
O grande romance de Peter Parker foi com Gwen Stacy, a sua primeira namorada. Os dois possuíam uma linda história, até o dia em que o Duende Verde capturou a garota e a matou, mesmo com o Homem-Aranha tentando salvá-la. Foi uma morte trágica e Peter nunca se esqueceu disso. O tempo passou e mesmo com a dor ele teve que seguir em frente. O jovem se reconstruiu, casou de novo, seguiu a vida. Passaremos por momentos de dores, mas precisamos saber lidar com eles, sabendo que nenhuma dor será para sempre. Peter Parker acaba assim se mostrando um homem comum, mesmo apesar dos poderes, e podemos aprender diversas coisas com o personagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário