Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O que aprendi lendo o livro sobre o Klopp

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Um dos treinadores que mais se destacaram na Europa na última década sem dúvidas foi Jurgen Klopp. O alemão foi um jogador de futebol mediano, jogando na maioria das vezes na segunda divisão pelo time do Mainz. Mas foi como treinador que alcançou o seu maior sucesso, sendo conhecido por levar suas equipes a jogarem no máximo de sua força, atingindo uma alta performance. Primeiro ele assumiu o próprio clube que ele jogou, o Mainz, para em seguida ser um ícone na Alemanha, levando o Borussia Dortmund aos melhores resultados da sua história. Hoje, treinador do Liverpool, Klopp tem seu nome entre os melhores técnicos do mundo, e ao ler o livro sobre sua vida, aprendi algumas coisas interessantes.


Não desistir dos seus objetivos

Quando Klopp assumiu a equipe do Mainz, o clube estava na segunda divisão. Muitos treinadores haviam tentado trabalhar ali, mas os resultados não apareciam. Sendo assim, a direção resolver apostar em um nome de dentro da equipe, que os jogadores já conheciam e eles iriam ouvir. Foi assim que Jurgen encarou o desafio, mas o grande objetivo, de chegar na primeira divisão da Bundesliga, demorou para acontecer, e teve contornos dramáticos. Klopp conseguiu imprimir seu estilo de jogo no time e quando tudo parecia certo, o Mainz perdeu o acesso por um ponto de diferença. No ano seguinte, motivados em busca do acesso, o Mainz ficou de fora novamente, mas agora por conta de saldo de gols. Na terceira tentativa, enfim Klopp levou o Mainz para a primeira divisão, com uma campanha ruim, mas o acesso veio. Ou seja, nunca desista, mesmo que as coisas não aconteçam de forma rápida, nunca desista do seu objetivo.

Tenha alguém para se inspirar

Ninguém aprende as coisas sozinho. Klopp não aprendeu a ser treinador de um dia para a noite. Ele observou outros técnicos, mas houve um que ele aprendeu a admirar e colocou os seus ensinos em pratica. Jurgen tem como mestre o alemão Wolfgang Frank, que tinha uma filosofia de jogo próprio, que ia em uma linha diferente do futebol jogado na Alemanha. Klopp aprendeu modelos de jogo, esquemas táticos e como posicionar a equipe para jogar. O time do Mainz aceitou Klopp porque ele seguia uma metodologia que os jogadores estavam acostumados, a filosofia de Wolfgang. Tenha alguém para se inspirar, copiar e te ajudar a levar mais longe. Ter um mestre e mentor é muito bom.

Conexão com a torcida e jogadores

Klopp é do povo, ou melhor, é da torcida. Era muito comum ver o treinador nos bares bebendo com torcedores após um jogo do time. Jurgen nunca escondeu que era um cara simples e humilde, e assim se conectava rapidamente com os torcedores apaixonados. Quando o Liverpool venceu a Champions League, existe relatos de que ele estava bebendo em um Pub. Além disso, o treinador alemão buscava estar perto dos jogadores também, mesmo que muitas vezes falasse coisas mais duras. Klopp nunca teve problemas de falar verdades aos jogadores e isso criou uma cultura dentro dos clubes por onde passou. Klopp se conectou e assim conquistou. Esse é um dos segredos para formas ótimas equipes.

Saber a hora de encerrar um ciclo

Nada dura para sempre, e jornadas terminam. Vencedores são aqueles que sabem a hora de pegar o boné e partir para um novo desafio. Mesmo saindo com o Mainz na segunda divisão, Klopp sabia que tinha dado o seu máximo, mas era hora de ser destaque na Alemanha em um time maior. No Dortmund ele teve seus melhores anos no país, mas viu que as coisas começavam a se desgastar, e assim percebeu que era hora de sair. As coisas não funcionavam mais, as engrenagens começavam a emperrar. Com lágrimas nos olhos Klopp disse adeus ao clube alemão e partiu para o Liverpool. Após anos na Inglaterra, sabemos que quando ele perceber o fim da estação, sairá sem manchar sua carreira. Jurgen nos ensina que existe um tempo em cada lugar, e precisamos identificar o melhor momento de mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA