Em ano de eleição vamos começar uma série de textos falando sobre os homens que já foram presidente do Brasil ao longo da história. Dessa maneira conheceremos o contexto de cada um deles, o que fizeram e qual o legado que deixaram no país. Como sabemos, é importante conhecermos a história para não cairmos nos mesmos erros, assim como também saberemos os motivos das coisas estarem como estão nos dias de hoje. Para começar a nossa série, vamos falar do primeiro presidente do Brasil, Deodoro da Fonseca, que exerceu o seu mandato por apenas dois anos, mas isso já foi o suficiente para registrar o seu nome entre aqueles que sentaram na principal cadeira do Brasil.
Além de ter sido presidente, Deodoro era um militar e teve participação na proclamação da república no Brasil. Tudo aconteceu por conta de uma crise que envolvia a monarquia brasileira e como lidavam com as coisas no país. Deodoro então participou ativamente do golpe de Estado que depôs o império para começar a república. E você que fica falando sobre golpe achando que isso é algo novo e começou agora. Não, nada disso, já no começo da república já era possível notar algumas atitudes que seriam repetidas com o passar dos anos. Com a mudança do governo, Deodoro teve que assumir de forma provisória a cadeira principal do Brasil, o que fez por pouco tempo. Seu governo constitucional foi marcado por algumas tensões, por causa de suas tendências centralizadoras e as inclinações federalistas da sociedade civil e da parte dos militares, que levou o fim da dissolução do congresso nacional.
A principal crise daqueles anos era relacionado a questão financeira, gerando uma crise econômica no país. Em seu ministério e equipe de governo podemos encontrar nomes famosos, como os de Campo Sales, Benjamin Costant e Quintino Bocaiuva. O primeiro ato de Deodoro foi anunciar a mudança de regime no Brasil, levando as províncias do império a serem transformadas em estados federalistas. Além disso, mandou uma mensagem para o império destronado, expulsando Dom Pedro II de Bragança do Brasil. A nova bandeira brasileira também teve o seu lançamento naqueles anos de transição de império para república. A primeira nação a reconhecer a nova estrutura brasileira foi a Argentina, enquanto os EUA só reconheceram isso em 1890. Deodoro também realizou a separação entre Igreja e Estado e extinguiu apena de morte do país. O fim de seu governo se deu através de uma revolta armamentista que rondava a nossa nação, com Custódio de Melo ameaçando bombardear o Rio de janeiro se Deodoro não renunciasse. Ele assim o fez, entregando o poder para o vice presidente Floriano Peixoto. Sim, a república brasileira começou quente e cheio de tensões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário