Baseado na música de enorme sucesso do Legião Urbana, a história do filme mostra o relacionamento entre Eduardo e Mônica, que não tinham nada em comum, mas acabaram se apaixonando e ficando juntos. Renato Russo era um escritor muito excelente, e conseguiu criar essa bela história através de uma canção. O desafio era trazer esse romance para uma produção em áudio e visual. Com direção de René Sampaio, ele conseguiu contar essa trama de uma maneira bem desenvolvida. Ao invés de falar da vida toda do casal, ele preferiu focar no desenvolvimento do relacionamento e as crises que tiveram que lidar para ficarem juntos. O saldo final é positivo e falaremos mais sobre isso nesse texto.
Os atores principais são Gabriel Leone e Alice Braga, que possuem uma boa química entre si. No inicio achei Alice muito velha para o papel de Mônica, mas o talento dela consegue ultrapassar qualquer critica. Gabriel sem duvidas é o melhor ator do elenco, desenvolvendo muito bem seu personagem. A trilha sonora oitentista ajuda a impulsionar a trama, que começa mostrando Mônica sofrendo com a perca do pai e tendo que lidar com sua busca por um emprego fora de Brasília e os conflitos com a mãe. Eduardo é um garoto que vive com avô, e sim, temos a cena clássica da música, dele jogando futebol de botão com o avô. Realmente as diferenças entre os dois é bem retratada, já que Mônica é mais velha e possui filosofias e gostos musicais diferentes de Eduardo, que se mostra bastante inocente. As conversas entre os dois fluem mesmo com cada um estando em um ciclo de vida diferente. O momento em que Eduardo se declara para Mônica em uma festa é muito bonita.
Eduardo e Mônica vivem a vida como ela é, e nisso o diretor acerta muito, pois as diferenças de idade fazem com que cada um tome o seu caminho. Mônica acaba indo trabalhar no Rio de janeiro, enquanto Eduardo acaba passando no vestibular e entra na faculdade. Após uma conexão muito forte entre os dois, a distância acaba esfriando as coisas, mas também revela que eles realmente se gostam. O filme também faz criticas ao contexto da época dos anos oitenta, falando sobre o governo dos militares e a ditadura, em uma discussão entre Mônica e o avô de Eduardo, que era um militar. O filme nos apresenta cenas muito boas, como o encontro dos dois no parque central da cidade, a viagem deles para a Chapada e sua cachoeiras, e a bela fotografia do Rio de janeiro. O casal acaba enfim se reencontrando novamente em Brasília, e é neste momento que eles mesmos falam sobre o futuro, e de forma poética a visão deles é sobre os versos cantados por Renato Russo, ou seja, os filhos que vão ter, um deles ficando de recuperação. Eduardo e Mônica é uma ótima adaptação, trazendo um recorte e desenvolvimento dos personagens muito bem realizado. É bonito e inspirador, mostrando que as diferenças entre duas pessoas não podem definir o sucesso que terão juntos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário