Neste ano o Oscar 2021 enfraqueceu, tendo um número de espectadores menor do que nos anos anteriores, mas ainda assim segue relevante na industria cinematográfica. Em tempos de reflexão que estamos vivendo a trama apresentada em Nomadland vem a calhar, trazendo perguntas que atingem o nosso estilo de vida. Em Nomadland vemos a vida de uma mulher na casa dos sessenta anos, chamada Fern, que após perder o marido e entrar em uma crise financeira, decide pegar a sua Van e dirigir pelos EUA, como uma Nômade, sem casa e sem lugar certo para parar. Apesar de perigoso, Fern aprende a lidar com tudo isso, onde começa a conhecer pessoas diferentes enquanto vive de forma reflexiva em meio a uma sociedade acostumada em viver em Casas e com um padrão de vida confortável.
Nomadland, o vencedor do Oscar 2021
terça-feira, 27 de abril de 2021
O Filme possui uma Fotografia muito bonita, como deve ser os Filmes que falam sobre viagem. Temos diversas imagens do Céu azul com um belo sol sendo mostrado. Frances McDormand é uma atriz excelente, conseguindo traduzir muito bem os sentimentos da protagonista. O roteiro traz alguns temas para serem analisados, como por exemplo o fato de ser um Nômade. O Filme critica o mercado imobiliário, que faz com que pessoas entrem em divida para ter uma Casa que não irão conseguir pagar. Por outro lado até mesmo a família de Ferg a critica por seu estilo de vida, que ela prefere conviver com pessoas desconhecidas do que com os próprios familiares. Ferg de fato acaba conhecendo muita gente em sua jornada, diversas histórias interessantes, o que dificulta ela a vir a voltar a ficar plantada em apenas um lugar. O convite de um casamento acaba até mesmo surgindo, um estilo de vida comum, mas Ferg não pensa em se readaptar a ter um teto sobre a sua cabeça. Gosto de uma cena onde uma garota diz que ela Ferg está sem teto. A resposta? Ela não esta sem teto, esta apenas sem casa.
No Oscar de 2021 o Filme ganhou diversos prêmios, como de melhor atriz, melhor direção e o principal prêmio da noite, o Oscar de melhor Filme. É merecido? Bem, podemos dizer que estava entre os que poderiam vencer, e a sua vitória não é nenhum demérito. Mas se você olhar por outro âmbito pode achar algumas coisas em meio a isso, como por exemplo o fato do Filme ser dirigido pela Diretora chinesa Chloé Zhao, que também é contra o governo de seu país local. Olhe só, isso vira uma bandeja para os EUA, já que assim premia alguém que é contra o Comunismo chines, fazendo dela uma arma propagandista. Apenas uma teoria? Pode ser, mas que pode ser possível não podemos negar. Voltando a trama do Filme, Ferg também é Professora e entende muito sobre Poemas, e ela declama um de Shakeaspeare muito bonito durante o Filme. Ser um Nômade nos EUA é um estilo de vida, uma busca por liberdade e uma auto reflexão da vida. Se é melhor? Não, apenas uma opção que sai da caixinha do que estamos acostumados, mas no Filme também é uma reflexão sobre nosso estilo de vida atual.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário