Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

A Superliga e a jogada de Florentino Perez

quinta-feira, 22 de abril de 2021

O mundo do Futebol foi balançado nesta semana, quando um novo modelo de campeonato surgiu na Europa. Eu falo da Superliga, um sonho guiado pelo presidente do Real Madri, Florentino Perez. A ideia era de juntar 15 grandes Clubes Europeus para forma um campeonato único, onde só teríamos grandes partidas, pois segundo Florentino, ninguém se interessa por jogos contra equipes mais fracas, além de que o jovem não gosta de se manter muito tempo em frente da TV. Sendo assim, por que não diminuir até mesmo a duração das partidas? Acontece que a ideia do presidente do Real acabou não se consolidando, pois devido a critica por todos os lados vários times se retiraram do projeto e as coisas voltaram ao normal, pelo menos por enquanto.


Pois bem, nessa história não existem mocinhos, mas pessoas interessadas de ambas as partes. Por mais que se venda a ideia de que isso é ganancia dos Clubes que apoiam a Superliga, é importante também que saibamos que tanto FIFA como UEFA estão também interessadas em dinheiro. Um exemplo? Veja só os Torneios de seleções, quando vemos um jogador importante se machucando em um jogo comum, desfalcando o seu Clube em uma partida importante. A FIFA não que saber, não se importa com isso, o show tem que continuar. Outra coisa, a UEFA dizia não ter dinheiro para maiores premiações, mas agora de repente a grana surgiu e as premiações aumentaram, assim como também ira mudar o modelo da Champions League, algo já feito pela FIFA, que aumentou absurdamente o número de participante na próxima Copa do mundo. Quer dizer que defendo a Superliga? Não, longe disso, eu sou totalmente contra, mas não por esses motivos financeiros. A minha critica é que estão mexendo com algo que já está montado, com um plano ruim e modelo de campeonato péssimo.

Florentino tentou uma jogada de mestre, tentou algo superior ao que já existe, mas os Clubes escolhidos geram discussões. Como Arsenal e Tottenham estão nesse grupo sem nunca terem vencido uma Champions? Onde está o Ajax, que já venceu a Champions por quatro vezes? Gostei da posturas dos Clubes alemães, que não se deixaram cair no encanto do presidente do Real e da Juventus. Outra coisa ruim é essa busca por elitização, pois o Futebol apesar de ter entrado tanto dinheiro, segue sendo algo do povo, onde podemos medir forças, independente da riqueza do Clube. O mais incrível do jogo é o fato do pequeno poder sonhar em ser grande, reverter quadros que pareciam impossíveis. Quando é realizado um Campeonato onde só existem Clubes ricos e sem rebaixamento, não existe competição, não existe uma disputa real. É nítido que os Clubes ingleses só desistiram por conta da pressão pública, assim como o Barcelona, que ficou em cima do muro. A ideia da Superliga ainda não morreu, apenas foi abafada. Talvez se torne uma ferramenta que possa ser usada a cada crise contra a UEFA e FIFA. Ao meu ver, gosto do Futebol como está, não mexendo em algo clássico, que já existe a tanto tempo. Por enquanto, o Futebol como conhecemos segue vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA