Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Um balanço do governo Bolsonaro

domingo, 5 de março de 2023

Começando em 2018 e indo até 2022, o governo Bolsonaro criou uma divisão no Brasil desde o seu inicio, antes mesmo de sua posse, quando a Esquerda brasileira faziam campanhas como por exemplo do "Ele não" e depois do "Ninguém solta a mão de ninguém". Tudo isso não impediu  inevitável, que o presidente eleito assumisse a sua posição em janeiro de 2019, ao receber a faixa presidencial do presidente Michel Temer. Com entrevistas polêmicas, diversas discussões e uma pandemia no meio do caminho, iremos fazer uma analise de como foi o Brasil no governo Jair Bolsonaro.


O começo foi muito bom, com Bolsonaro criando uma equipe técnica para fazer parte do seu ministério, mas com o passar dos meses começaram a aparecer problemas, e aqueles que eram técnicos, talvez não fossem tanto assim. O ministério da Educação foi o que mais sofreu, com diversas mudanças na cadeira principal, e uma desvalorização do ensino no Brasil. Um dos grandes trunfos do presidente era ter o juiz Sergio Moro no ministério de justiça. Mas o ciclo se fechou de forma ruim, com Moro discutindo e acusando Bolsonaro de impedir investigações. Os conflitos de Jair foram muitos, causando desgastes ao longo do seu governo. Como sempre, a mídia tradicional não teve espaço com ele, principalmente a rede Globo, com jornalistas recebendo respostas ríspidas, além dele cortar diversos acordos com a Globo. O ministério da Cultura também não teve espaço, com a famosa Lei Rouanet ficando sem verba. Apesar de tudo isso, não havia corrupção como nos anos do PT, e a gestão de Bolsonaro era boa, apesar da sua imagem ficar ruim quando ele dava entrevistas.

O Brasil cresceu nesses quatro anos, fez diversos acordos comerciais importantes, mas se afastava do resto do mundo quando Bolsonaro discutia e fazia piadas com algum outro presidente, como no caso do presidente francês Macron. Como ponto positivo tivemos um aumento de empregos no país e uma gestão contra a corrupção. O principal desafio do governo Bolsonaro acabou sendo relacionado a Pandemia da Covid-19, da qual ninguém estava preparado. Talvez seja nesse ponto que ele acabou perdendo a reeleição. Bolsonaro acabou fazendo piadas, não valorizou pessoas e foi acusado de não ser rápido na compra das vacinas. Jair disse que o importante era a economia, pois o povo sofreria ainda mais se ficasse preso dentro de casa. Pois bem, o que agiu contra ele acabou sendo as suas próprias palavras. Faltou a ele um assessor de comunicação que impedisse ele de dar entrevistas das quais ele deu. Sua gestão teve altos e baixos, como foi com todos os presidentes, mas acredito que ele tenha tido mais pontos positivos do que negativos, sendo o único governante brasileiro que em quatro anos passou por temas complicados como uma Pandemia e uma guerra na Ucrânia afetando a economia mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA