O paulista Thomaz Bellucci foi o grande nome do tênis nacional após o auge de Gustavo Kuerten e Fernando Meligeni, conquistando torneios da ATP e chegando a ficar em vigésimo primeiro do ranking, um posto onde nenhum tenista masculino conseguiu alcançar. Thomaz teve que lidar com a pressão de ser o melhor em um esporte que teve Guga como grande nome, e isso atrapalhou demais a sua carreira, sendo alvo de muitas criticas. Bellucci põe um ponto final na carreira e vamos listar os melhores momentos de sua jornada no tênis internacional.
1-) Eliminando a Espanha na Copa Davis 2014
Em 2014 o Brasil tinha um grande desafio pelo grupo mundial da Davis, de ter que jogar contra a Espanha no saibro. O confronto aconteceu no ginásio do Ibirapuera e estava completamente lotado. Muito criticado por falhas em momentos decisivos, Thomaz mostrou sua força mental e foi o principal responsável pela classificação brasileira. Nas duas partidas em simples, o tenista venceu dois grandes nomes do tênis espanhol, especialistas em jogar no piso de saibro. Primeiro Bellucci derrotou Andujar e em seguida venceu Batista Agut, levando a torcida a loucura. O tenista brasileiro comemorou muito, o Brasil se classificou e todo mundo jogou ele para alto.
2-) A campanha no Masters 1000 de Madrid
O que Thomaz Bellucci fez em 2011 em Madrid foi incrível. Jogando no saibro madrileno, o paulista fez a melhor campanha de sua carreira em torneio ATP. Claro que os títulos são importantes, mas em Madrid, Thomaz enfrentou os melhores tenistas da ATP, conseguindo vencer jogadores que haviam vencido grand slam. Bellucci nessa campanha venceu nomes como Berdych e Andy Murray, em sets diretos. Na semi final enfrentou Djokovic e venceu o primeiro set por 6/4 e estava vencendo o segundo por 3/1 quando levou a virada. Apesar da derrota para o sérvio, o brasileiro teve um dos momentos mais marcantes de sua vida em Madrid.
3-) Os títulos no ATP de Gstaad
Thomaz Bellucci sempre teve ótimas campanha jogando na suíça, no torneio de Gstaad. O jogo do brasileiro rendia muito no solo suíço e foi aqui que ele venceu o seu maior número de torneios. O seu primeiro título em Gstaad aconteceu em 2009, quando na final ele venceu o alemão Andreas Beck. O seu segundo troféu foi em 2012, quando chegou a vencer Feliciano Lopez e Dimitrov, e na final derrotou Janko Tipsarevic. Apesar de fazer outras boas campanhas em Gstaad, o tenista canhoto do Brasil fechou seu histórico com dois troféus neste local.
4-) Olimpíadas Rio 2016
Em 2016 tivemos as Olimpíadas sendo realizada aqui no Brasil, na cidade do Rio de janeiro. Thomaz representou nosso país e com o apoio da torcida teve grandes momentos no torneio. Ele derrotou dois tenistas que eram cabeça de chave, primeiro vencendo Pablo Cuevas e em seguida derrotando o belga David Goffin, que era o oitavo favorito a vencer a medalha de ouro. Nas oitavas de final encontrou Rafael Nadal, em um dos melhores jogos da carreira de Bellucci. O brasileiro venceu o primeiro set, mas acabou levando a virada em uma partida bastante acirrada. Infelizmente Bellucci perdeu, mas representou o Brasil muito bem nas Olimpíadas.
5-) Campeão em Santiago 2010 e Genebra 2015
Em sua carreira, Thomaz Bellucci ainda venceu mais dois torneio de nível ATP, que o ajudaram a ficar entre os trinta melhores tenistas do mundo por um bom período de tempo. Em 2010 ele conseguiu ser campeão do ATP de Santiago, ao derrota na final o argentino Juan Mônaco, que já esteve entre os vinte melhores do ranking. Cinco anos depois de vencer em solo da América do sul, ele foi campeão em 2015 em Genebra, que foi seu último troféu de torneio desse porte. Ele derrotou o português João Souza e quebrava assim um jejum de três anos sem títulos. Em anos onde não havia mais o Guga, o paulista Thomaz Bellucci tentava trazer alegria aos brasileiros fãs de tênis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário