Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Os Presidentes do Brasil - Floriano Peixoto

domingo, 12 de março de 2023

O segundo homem a assumir a presidência do nosso país foi Floriano Peixoto, que nasceu em 1895, na cidade de Maceió. Ele também foi militar e antes de assumir a principal cadeira do país, foi vice presidente, estando ao lado de Deodoro da Fonseca. O seu período governamental acabou ficando conhecido como República da espada. Quando Floriano chegou ao ponto mais alto do exército brasileiro em 1890, era o Ministro da guerra, para em seguida já assumir a vice presidência. Peixoto assumiu o governo após a crise politica vivida por Deodoro, que acabou renunciando o seu cargo, começando assim sua administração marcada por um intenso clima de rebelião.


Floriano Peixoto foi presidente do Brasil a partir do dia 23 de novembro de 1891, seguindo no cargo até o dia 15 de novembro de 1894, tendo assim três anos para atuar como presidente. Acontece que desde o inicio de sua administração, Peixoto já viveu problemas, começando com o manifesto dos 13 generais, que tinha como posicionamento contestar a legitimidade do governo atual. Na verdade o manifesto não era de todo errado, já que o correto seria Floriano ter convocado novas eleições após a renuncia de Deodoro e não simplesmente assumir a cadeira presidencial. As crises e protestos não acabaram nesse primeiro momento, sendo acompanhado da segunda revolta armada, consistindo em um conflito entre o exército e a marinha. Em 1893, um novo conflito, dessa vez chamada de revolução federalista, sendo uma crise politica e federalista que buscava depor o governador gaúcho Julio de Castilhos. Floriano Peixoto e mantinha firme perante as crises, tanto que recebeu o apelido de Marechal de ferro.

Se engana quem acha que ter grupos de apoiadores cego a políticos começou agora. Nada disso, pois Floriano Peixoto foi o primeiro e experimentar tal situação, já que teve um culto a sua personalidade, chamado de Florianismo, com o povo apoiando de forma obsessiva o presidente. Um dos seus primeiros atos como presidente foi o de anular o decreto que dissolveu o Congresso nacional, e em seguida buscou controlar os preços de alimentos e moradia. Como um nacionalista, sempre favoreceu o exército e era contra o liberalismo composto pela elite agrícola paulista. Com muita inteligência, Floriano Peixoto conseguiu atrair apoiadores, para que não vivesse a crise enfrentada pelo seu antecessor. De forma geral, o governo de Peixoto foi bom, tendo o Rio de Janeiro como a capital do país. Ele teve ações positivas contra os efeitos de Encilhamento, que foi uma crise econômica que veio sobre o Brasil na década de 1980. Floriano Peixoto entregou o seu cargo em 1894, vindo a falecer no ano seguinte a sua entrega do cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA