Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Torto arado, nasce um clássico?

segunda-feira, 4 de julho de 2022

Ao ler "Torto arado", do autor Itamar Vieira Junior, somos levados a conhecer um Brasil que muitos não conhecem, do povo simples, de gente que vive da terra e luta por seus direitos. Durante a leitura deste livro fui transportado para outras obras, me lembrando dos livros clássicos da literatura nacional, como Jorge Amado, Machado De Assis, entre outros. Aqui, Itamar consegue criar um romance sensacional, nos envolvendo em uma trama muito boa, mostrando a luta daqueles que viveram sendo abusados e quase nada receberam dos donos de fazenda. Acredito que muito em breve Torto arado estará nas listas dos melhores livros nacionais de todos os tempos. Vamos falar um pouco mais neste texto.


A trama se concentra na vida de duas irmãs, chamadas Belonísia e Bibiana, que sempre foram muito unidas, até que chega um momento que nos choca. Ao brincarem com uma faca de prata afiada da avó Donana, as duas colocam o instrumento na língua e acabam se cortando. Ao correrem ao médico acabam tendo o diagnóstico, com Belonísia perdendo a fala, enquanto Bibiana passa então a ser uma interprete da irmã para as pessoas. O acidente fez com que as duas viessem a se unir, e a única coisa que acaba afastando as duas é quando os sentimentos da adolescência pelo primo Severo começa a florescer. O livro é dividido em três partes, onde nas duas primeiras vemos a história sendo contada na visão de uma das irmãs. De inicio ficamos agoniados para saber qual das irmãs perdeu de fato a língua, mas quando isso nos é contado entendemos muita coisa nas atitudes de cada uma delas. Itamar consegue através da sua escrita nos colar dentro da trama de forma sensacional.

A história se passa na Bahia, na Chapada Diamantina, mostrando que os moradores da fazendo eram de origem escrava, mas com o fim da escravidão começaram a trabalhar para os fazendeiros, tendo apenas o direito de morar na fazenda, em uma casa feita de barro e tentando sobreviver com o pouco que podiam roçar. O livro critica esse abuso dos fazendeiros, que se sentiam donos das pessoas, mesmo com o fim da escravidão. Com o desenrolar da trama vemos o sentimento de justiça surgir entre o povo, principalmente através de Severo. Enquanto os anos vão se passando vemos como Belonísia e Bibiana lidaram com as dores da vida, com cada uma delas vivendo seus dramas e batalhas pessoais.  obra nos mostra a simplicidade dos mais antigos, mas também o senso de liberdade que cresce nos mais novos. O sobrenatural também é presente na obra, buscando mostrar a cultura negra e como eles viviam naquela época. "Torto arado" é uma obra envolvente, onde sentimos junto com as irmãs o sofrimento da dor, dos abusos no casamento e da injustiça que o povo sofria na mão dos homens brancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA