George R.R Martin conseguiu escrever um livro épico, envolvente e dramático, conseguindo nos transportar para os tempos medievais de maneira sensacional. A sua série de livros conseguiu ser uma das séries mais premiadas da televisão, com uma produção realizada pela HBO. Apesar do sucesso na televisão, sem dúvidas a maneira de escrever de Martin traz um tom muito diferente, e na minha opinião a obra escrita é muito melhor do que a produzida pela HBO. Com muitas páginas, o primeiro livro nos coloca no ambiente de Westeros, e nos apresenta o reino, as conspirações e as crises familiares dos personagens. Game Of Thrones é uma grande aventura com uma trama envolvente.
A história da trama se concentra na família Stark, que tem no pai Ned Stark a liderança da família. Ele possui diversos filhos, entre eles um bastardo, chamado Jon Snow. Cada um dos seus filhos possui um lobo que os acompanha para todos os lados. A vida dos Starks muda quando eles recebem uma visita do rei Robert, que é um amigo de guerra de Ned. O rei faz um convite, para Ned sair da gelada Winterfell para migrar para Westeros e se tornar a Mão do rei, ou seja, o seu braço direito. O patriarca da família acaba aceitando o desafio e parte para o centro do país para uma jornada de perigo, conspiração e corrupção. Também somos apresentados aos irmão Cersei e Jaime Lannister, que conspiram para tirarem Robert do trono, além de terem um caso de incesto entre irmãos. Uma outra trama que o livro nos apresenta é a que envolve a jovem Daenerys, que vive na cidades livres. Ela possui um nome importante em Westeros, os Targaryen. O seu irmão busca uma vingança contra o atual reinado, e para aumentar as suas forças, acaba vendendo ela em casamento para Khal Drogo.
A maneira que Martin separa os capítulos do livro serve para desenvolver cada um dos personagens, e assim passamos a conhecer cada um deles e suas motivações. Mas uma dica que temos que pegar desde o começo dessa saga é que não devemos nos apegar em nenhum personagem, pois até mesmo os mais importantes acabam falecendo. Em meio as conspirações do reinado, o rei Robert acaba morrendo, gerando uma crise dentro do reino, mas tudo organizado por Cersei e seu desejo de poder. Sentar no trono de ferro é um desejo de muitas pessoas. Mindinho é um dos componentes de conspiração dentro do reino, assim como o anão Tyrion, que é um dos meus personagens favoritos. Sendo irmão de Cersei e Jaime, acaba sempre sendo deixado de lado por ser um anão, mas é um homem muito inteligente. Sansa Stark é prometida para o novo rei, o filho de Robert, Joffrey, que é muito maldoso. A trama em torno do trono de ferro aumenta, e Ned Stark é condenado como culpado por traição ao rei e acaba tendo a sua cabeça cortada. Daenerys se apaixona por Khal Drogo, que inclusive mata o irmão dela. Mas Khal acaba morrendo. O livro termina com Daenerys em meio ao fogo, e os ovos que ela carregava chocam, e acabam nascendo três dragões, que estavam raros no mundo. O primeiro livro termina gerando grandes expectativas, sendo uma ótima obra de George R.R Martin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário