O torneio de Wimbledon deste ano teve várias mudanças, que impactaram a competição e o ranking da ATP. Devido a guerra da Ucrânia os ingleses proibiram atletas russos de participarem, o que na minha opinião acho um absurdo, pois não entendo o que os tenistas russos tem a ver com a guerra. Por conta disso o ranking foi congelado, e este ano Wimbledon não contou pontos na ATP, prejudicando nomes que poderiam estar com um ranking melhor ao fim do torneio. Dessa vez Novak Djokovic teve sua participação garantida, já que os ingleses não colocaram restrições devido a Covid-19. Apesar de tudo isso, tivemos um bom torneio, que teve o sérvio vencendo na grama sagrada pela sétima vez na carreira.
Já acostumado a jogar na grama e sempre se sentindo muito bem, Djokovic teve uma campanha sólida para chegar a final, dando sustos no inicio, ao perder um set para o coreano Kwon. Após isso, ele foi ter mesmo dificuldades reais só nas quartas de final, contra o italiano Jannik Sinner, que chegou abrir dois sets de vantagem. Acontece que contra Djokovic não da para se desligar em nenhum momento, e assim Nole virou a partida de forma sensacional, para em seguida vencer Cameron Norrie e garantir presença na final. Do outro lado da chave Rafael Nadal lutou muito contra o próprio corpo, chegando ao limite em uma vitória surreal contra Fritz. Infelizmente o espanhol não teve corpo para a semi final e abandonou o torneio. Quem se aproveitou disso foi o australiano Nick Kyrgios, que chegou pela primeira vez em uma final de Grand slam. Durante sua jornada venceu o grego Tsitsipas e com dificuldades derrotou o americano Nakashima nas quartas de final.
A final seria entre dois tenistas que possuem algum desafeto, e com mentalidades completamente diferentes. Djokovic vive o jogo, treina, se entrega e busca recordes. Por outro lado, Kyrgios prefere a boa vida, baladas e não da muita importância ao jogo, além de se envolver em diversas polemicas ao longo da carreira, E foi exatamente o estilo diferente de mentalidade que fez diferença na grande final de Wimbledon. Nick conseguiu vencer o primeiro set por 6/4, ligando um alerta no sérvio. Com uma defesa de fundo implacável, Nole não teve dificuldades e empatou vencendo por 6/3. No terceiro set Kyrgios se descontrolou e teve o jogo na mão, mas começou a discutir com sua equipe técnica, com a torcida e com ele mesmo. Sendo assim, Djoko venceu por 6/4. O set final foi mais disputado, mas Novak mostrou que sua mentalidade vencedora é melhor que a mente de Kyrgios, que ainda conseguiu levar o jogo para o tie-break, mas a vitória foi do sérvio por 7/6. Djokovic se tornou campeão de Wimbledon pela sétima vez, ganhando seu vigésimo primeiro Grand Slam da carreira, um atrás de Nadal. Kyrgios mesmo derrotado mostra que possui talento para ser mais dentro do circuito, mas como ele mesmo disse, não sabe se tem mente para isso. Djoko aproveitou a fraqueza dele e venceu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário