O tempo das grandes navegações marítimas é algo histórico para a humanidade. Não se sabia ao certo o que encontrar longe dos mares europeus, e de repente esses homens aventureiros se lançavam pelo mar buscando encontrar coisas novas, até o dia em que o novo mundo foi descoberto. Espanhóis e portugueses foram os principais navegadores e havia grande rivalidade entre os dois países. Deixando a vida para trás, para uma viagem sem saber o resultado e se fato voltariam para seu lares, aqueles navegadores fizeram história, e neste texto vamos conhecer alguns deles.
1-) Vasco da Gama
Este navegador possui o seu nome marcado na história. Um português que descobriu o caminho marítimo para as Índias, na mais longa viagem já realizada até aquele momento. Desta forma ele conseguiu abrir uma nova rota para negociação entre os dois países. Para termos uma ideia da importância do Vasco da Gama, ele conseguiu o título de vice-rei da índia. Em Portugal ele também é muito reconhecido, sendo que poemas de Luiz Vaz de Camões são inspirados nas viagens de Gama. O navegador fez a viagem para a índia por três vezes, e seus relatos ajudaram outros navegadores a saberem sobre os perigos e desafios de enfrentar os mares.
2-) Pedro Alvares Cabral
O homem conhecido por descobrir o Brasil não poderia ficar de fora da nossa lista. Cabral colocou o seu nome nos livros quando em uma de das viagens com destino para a Índia acabou dando de cara com uma ilha gigante, que na verdade era a nossa terra tupiniquim. Ao seguir a rota feita por Vasco da Gama, os ventos o levaram para o que iriamos conhecer mais tarde como Brasil. A grande discussão entre os historiados é sobre a verdade da descoberta. Ela foi acidental ou intencional? Outros grandes nomes ofuscaram um pouco os feitos de Pedro Alvares, mas ainda assim o seu nome esta entre os maiores descobridores dos sete mares.
3-) Cristóvão Colombo
O nosso terceiro nome da lista é um espanhol, que foi o responsável por liderar a frota que encontrou a América, em Outubro de 1492. Como tantos outros, a viagem original tinha destino a Índia, mas acabou por encontrar as Ílhas da Caraíba e a Costa do Golfo México na América Central. Colombo tem seu nome credito como o primeiro a documentar rotas comerciais para as Américas. Ao termos novas rotas, houve uma expansão por esse novos caminhos por causa das descobertas de Colombo, infelizmente também a do comércio de escravos. Nem tudo são flores, já que a chegada de Colombo na América é acusada de ter sido acompanhada de muita violência contra os nativos que viviam naquelas terras.
4-) Fernão de Magalhães
O português Fernão de Magalhães tinha o objetivo de partir para os mares em busca de uma nova rota para a Índia, mas o próprio rei português não apostou nessa viagem. Nervoso, ele decidiu ir até o rei da Espanha, que o colocou em uma frota com espanhóis para uma jornada que durou três anos. Fernão deixou a esposa gravida para trás em busca de seu sonho maior, e o resultado foi o de ir além do que ele esperava. Após passar pelos mais diversos desafios ao longo da viagem, a tripulação de Fernão foi a primeira a dar a volta o mundo através dos mares, conhecida como a circum-navegação, ou seja, uma volta ao redor do globo pelos mares.
Um dos nomes mais conhecidos do mundo das navegações é Américo Vespúcio, que trabalhava sob as ordens tanto de Portugal como também da Espanha. Sendo muito estudado e com vários títulos, descrevia aquilo que via em sua jornadas e aventuras pelo mar. Vespúcio foi o primeiro a demonstrar que o Brasil e as índias ocidentais não faziam parte do leste da Ásia, como pensava Colombo. Ele confirmou que a América era uma massa de terra separada do resto da Europa, sendo de fato o novo mundo. Vespúcio foi um mercador, navegador, geógrafo, cosmográfico e explorador dos oceanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário