Finalmente o Campeonato Brasileiro de 2020 terminou, e como sabemos, tudo foi muito diferente. Vimos os jogos com os Estádios vazios, que fizeram muita diferença no clima e ambiente das partidas. No inicio era perceptível que o nível dos jogos estava abaixo, já que os Clubes não tiveram tempo para treinar. Após uma maratona de partidas o saldo final foi de um Flamengo campeão, conseguindo assumir a liderança do campeonato apenas na penúltima rodada. O título foi decidido na última rodada, ganhando contornos dramáticos até os momentos finais, pois se o Internacional fizesse um gol seria campeão. De fato o Flamengo possui o melhor elenco do país, mas será que merecia levantar o Troféu?
O Flamengo começou o ano com Jorge Jesus como Treinador, mas logo o português deixou a equipe, tendo em seu lugar o espanhol Doménec Torrent. Acontece que o estilo de jogo dele, com muitas mudanças não encaixou bem, levanto o time carioca a ficar balançando em várias posições no campeonato. Foi quando Rogério Ceni chegou que as coisas começaram a melhorar, e em uma arrancada na reta final o título aconteceu. O Flamengo já podia ter sido campeão antes da rodada final, mas pecou com erros da zaga em jogos fundamentais. O time joga o melhor Futebol do país, mas ainda assim muito abaixo do que jogava nos tempos de Jorge Jesus. Por outro lado tínhamos o Inter, que liderou boa parte do campeonato com Coudet, mas o Treinador também deixou a equipe. Abel Braga assumiu e com muita raça e poucas opções de jogo lutou até o final. Bastava vencer o Corinthians e casa, mas faltou poder de fogo para marcar o gol do título. E o que dizer do São Paulo? Liderou boa parte do Torneio e teve uma queda, seguindo assim na fila sem títulos.
O campeonato não foi bom, como disse, o nível técnico foi ruim, com partidas difíceis de assistir. Tivemos muitas confusões e conflitos em campo, tivemos muita influencia do VAR em jogos decisivos. As partidas sem torcidas foram necessários, mas acredito que se houvesse torcedores talvez o resultado de muitos jogos seria diferente. A decepção foi o Atlético-Mg que investiu muita grana a pedido de Sampaoli, mas não conseguiu ameaçar tanto o Inter e Flamengo. Na parte debaixo da tabela times tradicionais acabaram caindo para a Série B, como Coritiba, Goias, Botafogo e infelizmente pela quarta vez, o Vasco jogara na divisão inferior. Nada poderia ser melhor para o Flamengo, sendo campeão e vendo dois rivais indo parar na Série B. Na artilharia as surpresas ficaram com Claudinho do Bragantino e Luciano do São Paulo, com 18 gols para cada um. Um número baixo, devido a tantos jogos, mas talvez seja a realidade do nosso Futebol nacional. Por fim, o Flamengo se torna campeão, mostrando que ter um elenco grande e bom garante o resultado final, mesmo aos trancos e barrancos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário