Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

A tensão entre Brasil e China

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Já é de conhecimento público que para se ter um bom governo é necessário obter uma boa relação com os parceiros comerciais de outros países. Ao longo dos últimos anos um dos grandes parceiros do Brasil sem dúvidas é a China. Digo mais, na verdade a China é o maior parceiro comercial do nosso país. Acontece que desde a explosão da Pandemia no mundo a relação entre as duas nações vem vivendo alguns atritos, deixando no ar um clima de tensão e incertezas com o futuro. Claro, não somos escravos da China ou algo parecido, mas é importante que as relações sejam acertadas, pois isso reflete em áreas importante como tecnologia e saúde. Mas o que aconteceu? O que causou tais tensões entre os países?


Quando a Pandemia começou o Governo brasileiro seguiu a linha de pensamento do governo de Trump, chamando o Vírus de Vírus "chinês". Não vamos entrar aqui em uma discussão para ver se de fato é isso mesmo, apesar de concordar com a fala, mas acontece que isso não caiu bem para o Brasil. O público chegou a ter acesso a uma reunião fechada entre Bolsonaro e os Ministros, onde vimos o antigo Ministro da Educação Abraham Weintraub detonando os chineses em sua fala, o que depois acabou lhe custando o cargo no Governo, algo estranho, já que aconteceu tudo muito logo em seguida. Acontece que o pior estava por vir. O filho do presidente Bolsonaro, o Deputado Eduardo Bolsonaro em rede sociais acusou a China de espionagem por conta do 5G, um outro tema de tensão entre as nações. Acontece que os chineses reagiram, onde o embaixador da China em nosso país também usou o Twitter para fazer criticas ao Deputado, gerando atritos por todos os lados.

O Chanceler do Brasil, Ernesto Araújo, também não possui boas relações com o Embaixador, onde é dito que eles não se falam nos bastidores. Chegou-se a ser cogitado inclusive a demissão do Chanceler. A China por sua vez travou as negociações a respeito da Vacina Coronavac, sendo necessária até mesmo a intervenção do ex Presidente Michel Temer. É meu amigo, Política internacional é um verdadeiro jogo de Xadrez. Em meio a isso o Brasil precisa se decidir se irá aceitar a tecnologia do 5G produzida pela Hauwei, o que pode afetar por outro lado a relação brasileira com os EUA. A China também precisa de nós e da nossa Soja, isso é fato, já que eles não possuem o necessário para alimentar todo o país. Por outro lado a China fornece materiais para remédios e consegue manter o Brasil economicamente em alta. Sendo assim é necessário que Bolsonaro saiba lidar com isso tudo com sabedoria, não deixando o filho se intrometer em assuntos do Governo, mantendo assim a boa relação com a China, não deixando, claro, que isso se torne uma dependência, se não amigos, o jogo muda e o Brasil se torna dependente de um país cujo modelo de governo é muito diferente do nosso.

Um comentário

  1. 5g ctz q é espionagem ea soja ta cara pq eles pagam o dobro e qm é afetado é a população infelizmente chineses são gafanhotos em meio a plantação q é o planeta terra

    ResponderExcluir

 

POPULARES DA SEMANA