Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Tropa de Elite 13 anos depois

segunda-feira, 1 de março de 2021

Quando foi lançado em 2007 o Filme Tropa de elite foi um sucesso, muito antes de chegar as telas do Cinema, já que a pirataria nacional fez a função de espalhar a produção para todos. O resultado? Foi um sucesso estrondoso, pois o boca a boca levou o Filme a ganhar muita fama e assim todo mundo queria assistir a história do Policial do BOPE que combatia os traficantes do Rio de Janeiro. O roteiro mostrava o Capitão Nascimento buscando um substituto, já que queria sair dessa vida. É nos apresentado então os testes para entrar no BOPE, a corrupção dentro da Policia Militar e como a sociedade enxergava tudo isso, principalmente os estudantes. Mas tudo isso foi a treze anos atrás. O que mudou desde então? Ainda pensamos e acreditamos em tudo aquilo que nos foi apresentado?


Quando foi lançado Tropa de Elite, todos encaravam o Capitão Nascimento como um herói, um combatente do crime. Do seu jeito bruto e explosivo ele buscava defender a sociedade, não dando chances aos bandidos. Era comum vermos as pessoas falando sobre ele, suas frases e cenas marcantes. A coisa mudou um pouco quando foi lançado o segundo Filme da trama, já que Nascimento começou a ser retratado mais como um fascista, uma pessoa que queria ser um justiceiro, indo contra a justiça querendo fazer tudo com as próprias mãos. Hoje em dia Nascimento não é mais visto como herói, mas como um louco, não sendo exemplo para ninguém. Não concordo totalmente com tal afirmação, mas o que dizer? É um reflexo dos nossos dias. A violência no Rio de Janeiro ainda acontece, sem falarmos das famosas Milicias, que também nos é apresentada no segundo Filme. O próprio ator Wagner Moura não concorda com as ações de Nascimento, quem diria, não é mesmo?

Alguns pontos seguem sendo bem atuais, como a corrupção que ocorre dentro da Policia, que sabemos que de fato existe. O Filme tenta apresentar o BOPE como o esquadrão policial mais sério e preparado do país, e com certeza após o lançamento de Tropa de Elite muitos jovens seguiram carreira no BOPE. Até os dias de hoje o esquadrão segue muito respeitado. A famosa Esquerda Caviar nos é apresentada, através dos jovens estudantes que vivem em uma bolha, todos ricos mas que querem discutir sobre violência e sociedade como se vivessem no meio disso tudo. André é um personagem que esfrega na cara deles que eles não sabem de nada. Acredito que isso ainda acontece hoje, com ricos querendo falar da classe mais baixa como se soubessem de algo a respeito. A principal mensagem no fim da série de Filmes é que tudo começa de cima, é um mecanismo que patrocina tudo o que acontece no meio do crime e tráfico. Tropa de Elite é um Filme que segue muito atual, talvez incomode por suas frases e posicionamentos, mas é um retrato interessante do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA