Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Encontros e Desencontros

terça-feira, 15 de agosto de 2023

O filme dirigido por Sofia Copolla diz muito com pouco. Alguns filmes fogem do contexto mainstream e é isso que acontece em "Encontros e Desencontros", que busca fugir do padrão original de filmes desse estilo. Um roteiro comum mostraria duas pessoas em uma cidade diferente se apaixonando e ficando juntos no final da trama. Mas não é isso que ocorre por aqui, em um roteiro que nos apresenta diversas camadas, buscando mostrar os sentimentos de duas pessoas diferentes em uma cidade com outra cultura, onde acabam se conectando devido a conflitos que ambos estão passando. Com ótima química, a trama tem como protagonista os atores Bill Murray e Scarlett Johansson.


Bob é u artista conhecido, mas que esta em decadência na sua carreira, indo para Tóquio para fazer um comercial de uma marca de uísque. Vemos ele lidando com toda a chatice dos bastidores de uma filmagem e um rosto cansado de ter que trabalhar com isso por tanto tempo. É até interessante ver pessoas o procurando pedindo autógrafos. Por outro lado temos a jovem Charlotte, que está no Japão acompanhando o marido que é fotógrafo e esta batendo fotos a trabalho no país nipônico. Gosto de como o filme consegue também nos colocar como estrangeiro dentro daquele ambiente japonês, assim como os dois personagens, que por serem americanos, acabam estranhando muitas coisas. A diretora Sofia Coppola consegue fazer filmagens muito bonitas do Japão, e vemos como a cidade possui vida e acaba também por ser um personagem dentro da trama. Em comum, os dois protagonistas estão vivendo um momento de descolamento na vida pessoal, já que enquanto Bob está passando por turbulências no casamento, Charlotte se sente sozinha, mesmo estando casada.

Bob e Charlotte aos poucos vão se aproximando, por estarem no mesmo hotel, que um detalhe, é muito bonito e bastante alto, tanto que temos uma cena muito bonita com Charlotte visualizando Tóquio pela janela. Nessa cena em si conseguimos sentir o vazio que a garota sente, mesmo em uma cidade tão grande e com tantas pessoas. A fama que Bob possui não lhe traz a alegria e o sentimento de satisfação, ainda mais com os problemas no casamento. Os dois acabam saindo juntos pela cidade, como por exemplo ir em um Karaokê para se divertirem, em um entretenimento totalmente japonês. A mensagem transmitida é que são dois estrangeiros, perdidos dentro de si mesmo. Gosto de que o filme não força a barra, não faz uso de músicas românticas para forçar um clima. Tudo acontece de forma natural, como de fato ocorre na vida. A cena de despedida de ambos mostra que aquilo foi um recorte da vida deles, e nada garante que um dia irão se reencontrar. O abraço em meio a uma cidade populosa é um afago em um momento de solidão interno entre eles. "Encontros e Desencontros" é sobre a vida e suas constantes, sobre os conflitos internos e os momentos de calmaria quando encontramos alguém que nos sentimos bem de estar perto. Anos após o lançamento, Sofia Coppola afirmou que o roteiro era sobre um momento pessoal de sua vida, o que explica muita coisa dentro do ótimo filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA