Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

5 coisas que aprendi com o anime Haikyuu

domingo, 6 de agosto de 2023

Sempre gostei de animes, e acredito que através de muitos deles é possível tirar alguns aprendizados. Em Haikyuu, acompanhamos o garoto Hinata, que apesar de ser mais baixo que os demais, sonha em se tornar um grande jogador de vôlei, Ele acaba entrando na escola Karasuno, e começa a jogar os campeonatos junto com outros jogadores, até chegar no campeonato nacional do Japão. No último mês terminei de ler o mangá, e trago alguns aprendizados importantes que adquiri ao longo da história. vamos a eles:

1-) Não se limite, corra atrás dos seus sonhos


A trama do anime gira em torno do garoto Hinata, que tem tudo para não dar certo no esporte onde altura é um requisito importante. Desde a escola fundamental sempre teve que se esforçar mais que os demais para correr atrás do seu objetivo. Aprendemos com Hinata que não podemos ficar travados, que não podemos deixar as limitações e circunstâncias nos paralisarem. Se a rede é alta, temos apenas uma saída, pular mais alto. Haikyuu é sobre isso, sobre pular mais alto que as barreiras da vida. A cada novo problema, o protagonista conseguia evoluir como pessoa e como atleta.

2-) Ninguém ganha sozinho


O levantador Kageyama, diferente do protagonista do anime, possui um talento desde nascença e é um dos melhores da sua posição. E esse é o grande problema, pois por ser muito bom, acha que todo mundo tem que estar no seu nível. Antes de entrar em Karasuno ele foi abandonado por todos os jogadores da antiga equipe, ficando sozinho na quadra. Isso nos mostra que não importa o seu talento, você não consegue ser campeão sozinho. Equipe é coletivo e não individual. Por isso, assim como Kageyama teve que fazer, aprenda a ser parte do time e não uma estrela solitária.

3-) Nem todo mundo vai seguir o mesmo caminho que o seu


Aqui temos algo interessante, pois na parte final do mangá a história faz um pulo no tempo. Se no começo do mangá diversos jogadores jogavam por suas escolas e tinha rivalidades entre si, não significa que todos iriam se tornar jogadores profissionais. Haikyuu nos mostra que a vida tem vários caminhos. Enquanto no fim da trama Hinata e Kageyama se tornaram profissionais, diversos outros personagens foram por outros caminhos e profissões. Isso não significa que eles deram errado, mas que na verdade se encontraram onde iriam performar melhor.

4-) Faça amizades e crie memórias


Durante a nossa jornada de vida diversas pessoas vão entrando em nosso caminho, e é importante que isso aconteça, pois acabamos criando memórias com elas. Hoje, já com trinta e seis anos, tenho muitas memórias com pessoas importantes em minha vida. Dias de praia, dias de futebol e tantas outras coisas. Hinata entra de cabeça nisso, fazendo amizade com aqueles que estão no seu time, mas também trocando experiências com aqueles que são seus rivais. Quando Hinata esta no Brasil, chega a encontrar com Oikawa, e eles possuem uma conexão, por já terem uma história nos tempos de escola.

5-) Sem pressão e ansiedade, um dia de cada vez


Um dos personagens interessante do time Karasuno é o craque do time, chamado Asahi. Ele é chamado de ás da equipe, ou seja, o melhor jogador. O problema é que ele é uma pessoa muito ansiosa, além de não ter uma imagem boa de si mesmo. Muitas vezes ele acaba perdendo a confiança no momento de realizar cortadas. Isso tudo é resolvido em um jogo pelos nacionais, quando Asahi percebe que não adianta ficar ansiosa, o jogo deve ser jogado com uma bola de cada vez, um lance por vez. Assim é a vida, uma bola por vez, se errar, levanta e saca de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA