Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

A revolução dos bichos

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Como sabemos, George Orwell é um dos escritores mais intrigantes de sua geração, conseguindo escrever duas obras que geram muitas analises e questionamentos, ficando na história da literatura mundial. Após o marcante e discutido até os dias de hoje "1984", Orwell nos traz "A revolução dos bichos", onde fala a respeito de briga de classes, desigualdade e ditadura. O mais interessante, até para não gerar conflitos para o autor, ele escolheu colocar o foco da história não em personagens humanos, mas em personagens animais, contando assim a sua trama dentro de uma fazenda, focada na vida de porcos e na organização de trabalho da fazenda. 


A construção da trama escrita por Geoge Orwell é fantástica, que mesmo com um número de paginas pequena, consegue construir um universo dramático excelente, cheio de reviravoltas. Acompanhamos a vida na fazenda, onde os animais convivem com a liderança do humano senhor Jones, o dono de toda fazenda. Com o passar do tempo, os porcos, que são empregados dos homens, começam a reclamar e criticar a forma como vivem, onde eles se acham muito explorados. De fato, Jones possui um temperamento muito difícil, força os porcos a trabalharem de forma extrema, e acaba até os deixando passar fome. O natural acaba acontecendo, uma verdadeira revolução. Os porcos sabem ler e escrever, pois receberam instrução, e isso mostra que a leitura e  conhecimento podem produzir pensamentos de mudança. O Major Porco começa então a gerar esse pensamento de revolução dentro da fazenda, e mesmo após a sua morte, a sua ideia fica na mente de todos e dois porcos nos são apresentados como principais personagens, o Napoleão e o Bola de neve. Napoleão se mostra mais influente e consegue convencer os outros a expulsarem Bola de neve da liderança, assumindo assim o seu cargo.

O golpe acontece e Napoleão vira o dono da fazenda. Acontece que o poder sobe a sua cabeça, e ele demonstra uma liderança ainda mais autoritária do que a do senhor Jones, levando os porcos a trabalharem como escravos e reduzindo a quantidade de comida deles. Com o passar a da leitura, começamos a ficar indignados com as atitudes de Napoleão, pois apesar de terem uma ideia de acabar com a exploração antiga, ele se mostra ser pior do que os humanos. Com o crescimento da granja, Napoleão passa  ater contato com os humanos, fazendo negociações e tendo inclusive um advogado. O porco começa a viver como um homem vive, usando roupas, bebendo e comendo do melhor, enquanto os outros trabalham para ele. George Orwell parece fazer uma critica pesada ao capitalismo, buscando mostrar que enquanto os patrões aproveitam a vida, os empregados sofrem e sustentam a riqueza do chefe. Por trás dos panos, Bola de neve começa uma nova revolução com os outros porcos, para acabar com a ditadura criada pelo Napoleão. Nada disso é suficiente, ainda vemos Napoleão sendo protegido pelos cachorros. Bola de neve e seus cumplices são mortos, e os porcos restantes começa a andar com duas patas, unindo-se assim definitivamente com os homens, "A revolução dos bichos" é uma clara critica ao totalitarismo, ditadura e governos que abusam da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA