A Ásia é um grande território rico em tecnologias e que em avançado a cada ano mais. Veja isso através dos produtos que temos e logo veremos aquela famosa frase "Made in...", mostrando o local onde foi produzida. Apesar de muitas pessoas aqui no Brasil brincarem com isso na época, mal sabia eles que esses países faziam parte dos Tigres Asiáticos, ou seja, nações da Ásia que estavam vendo um crescimento abundante, tanto de exportações como também em relação ao IDH de suas localidades. Essas potências que viveram essa explosão de crescimento econômico a partir dos anos oitenta. Os Tigres asiáticos são compostos por Coréia do sul, Cingapura, Hong Kong e Taiwan.
O surgimento dos Tigres asiáticos tem muito a ver com a Segunda Guerra mundial, quando os Estados Unidos acabaram bombardeando o Japão, deixando o país nipônico desolado. Após o fim da guerra, os EUA buscaram ajudar a levantar o Japão, com a intenção de tê-los como aliados para o crescimento do capitalismo. O crescimento e renascimento japonês foi muito rápido, afastando qualquer influência comunista por parte da União Soviética. Quando o Japão se reergueu e teve avanços na área de tecnologia e desenvolvimento urbano, passou para olhar para os seus vizinhos, passando assim a ajudá-los no desenvolvimento. As industrias japonesas entraram em Hong Kong, Coréia do sul, Taiwan e Cingapura. Houve melhora na educação, na estrutura e na modernidade desses países. Quando falamos de produtos importados e tecnologia logo nos lembraremos dos Tigres asiáticos, que são responsáveis pela modernidade que o mundo experimentou na década de oitenta e noventa.
Cingapura é chamada de pérola da Ásia, possuindo uma das melhores qualidade de vida em todo o mundo, atraindo muitos visitantes. A educação encontrada em Cingapura é um dos pontes fortes da nação. Hong Kong era uma ilha que tinha controle da Inglaterra e também da China, e após sua independência, acabou vindo a ser como uma representante chinesa, mas apesar disso, o capitalismo é o que move o país. Apesar de possuir um território pequeno, a população é enorme e o avanço tecnológico é imenso. O país que mais avança em nível de tecnologia é Taiwan, que vive sobre o perigo de um conflito com a China. Em Taiwan, eles são responsáveis pela fabricação de chips, que move toda a modernidade no mundo. Podemos dizer que eles são protegidos dos EUA, devido também a sua localização estratégica. Por fim, temos a Coréia do sul, que mesmo em uma guerra fria contra os vizinhos do norte, avançou em todas as áreas nos últimos anos. Podemos dizer que eles são a América dentro da Ásia. A Coreia hoje em dia é exemplo de modernidade, desenvolvimento e cultura, com suas novelas, música e filmes chegando no ocidente. Apesar de uma crise vivida pelos Tigres asiáticos na década de noventa, eles continuam sendo os países mais desenvolvidos e que tiveram o crescimento mais rápido em toda a Ásia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário