Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Popó, o campeão do boxe mundial

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Houve um tempo, por volta dos anos oitenta até o fim dos anos noventa, onde o boxe era um dos esportes mais assistidos, atraindo multidões para ver um combate em um sábado a noite. Nesses anos, grandes boxeadores passaram pelos ringues, e um deles, era brasileiro. Como sabemos, o Brasil teve ótimos boxeadores, como Éder Jofre, e levou a mídia o boxeador Maguila, que conseguiu ter um título mundial. Mas acredito que o melhor deles surgiu no fim dos anos noventa, chamado Acelino Freitas, conhecido pelo apelido de Popó. Quando ele subia no ringue, já sabíamos, a luta se encerraria rapidamente, pois o brasileiro iria nocautear o adversário. Vamos nos lembrar então da carreira do boxeador, e o quanto ele representou muito bem o nosso país pelo mundo.


Popó foi campeão mundial em duas categorias, o super pena e o leve, sendo o brasileiro que mais conquistou títulos mundiais no boxe. Na sua carreira vencedora, ele teve 43 lutas e venceu 41 vezes, perdendo apenas duas lutas em toda a sua jornada como boxeador. O seu apelido era "Mão de pedra", já que em suas lutas, conseguiu vencer por nocaute 29 vezes seguidas, ultrapassando o famoso boxeador Mike Tyson. No total, ele ganhou 34 lutas por nocaute. O interessante é que na sua estreia no circuito mundial, Popó ganhou o combate em 34 segundos, nocauteando o seu adversário. Em sua sexta luta, Popó se tornou campeão mundial pela WBC(Conselho mundial de boxe), novamente ganhando por nocaute. Em 1997, mais um cinturão latino, o da IBF(Federação internacional de boxe) em 1997, derrotando o colombiano Arcelino Diaz já no primeiro round. Em 1998, ele conquistou o título brasileiro da categoria super-leve. No mesmo ano, Popó ganhou o título regional da WBO(Organização mundial de boxe) ao vencer o mexicano José Luis Montes, também por nocaute.

Após ter um cartel de vinte vitórias nas vinte lutas que participou, finalmente chegou o dia de Popó ter a oportunidade de desafiar o lutador Anatoly Alexandrov, do Cazaquistão, valendo o cinturão do super-pena da WBO. Logo no começo o brasileiro tomou a iniciativa e partiu para cima do adversário e o derrotou com menos de dois minutos. Popó defendeu o seu cinturão em mais seis lutas, até que participou da luta de unificação de cinturões. O confronto foi contra Joel Casamayor, que estava com vinte seis lutas vencedoras. O confronto foi difícil, e após uma luta penosa, Popó venceu por pontos, e agra havia unificado os cinturões da WBO e da WBA(Associação mundial de boxe). Uma das lutas mais emocionantes do brasileiro foi contra o argentino Jorge Rodrigo Barrios, invicto com 39 vitórias. Parecia que finalmente Popó iria ser derrotado, chegando a ser derrubado. Mas no fim da batalha, Popó conseguiu acertar um golpe memorável para derrotar o perigoso argentino. Em sua carreira vencedora, Popó conseguiu ser campeão mundial nas quatro principais categorias do boxe: WBO, WBA, WBC e IBF, defendendo os seus títulos por cinco anos. Popó realmente era muito talentoso e marcou o seu nome na história do boxe, sendo um orgulho para os brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA