Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

1Q84, volume 2

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Chegamos ao segundo volume da trilogia escrita pelo escritor Haruki Murakami, que busca se aprofundar a cerca de todo ambiente de realismo mágico que a trama se passa. Algumas coisas nos são reveladas, mas não tudo, pois alguns pontos ainda ficam soltas, para serem concluídas no terceiro volume da saga. Tendo o Japão como centro onde tudo acontece, Aomane e Tengo seguem separados, com cada um vivendo os seus conflitos, mas a vida de ambos esta ligada desde o passado, já que estudaram juntos quando criança, e um momento entre os dois, quando deram as mãos na infância, deixou registrado um forte laço na mente deles. Murakami nos traz algumas revelações a cerca desse mundo e dos universos paralelos, que nos levam a ficarmos ainda mais curiosos sobre a história que nos conta.


Tengo esta sozinho, e no seu apartamento recebe uma ligação do marido de sua amante, que simplesmente lhe diz que a partir daquele momento, será impossível que a mulher venha se encontrar com Tengo, que sem reposta, não sabe o que esta acontecendo. Além disso, ele se recusa a receber os altos valores pela escrita do livro "Crisálida do ar", mas percebe que esta sendo vigiado por forças maiores que não sabe dizer o que é. Por outro lado, finalmente Aomane consegue encontrar o líder da organização, que é acusado de abusos. O líder mostra ter poderes telecinésios, mas revela que aquilo já estava programado e ele de fato queria ser morto. Aomane então vê que ele tem ligações com os homens pequeninos do livro escrito por Tengo. O líder revela que tanto Aomane quanto Tengo agora entraram na realidade de 1Q84, saindo do ano de 1984. Aceitando o que o líder diz, ela o mata, para que Tengo permaneça vivo, enquanto ela vai acabar morrendo em breve. Murakami gosta de nos apresentar novos mundos, e quando Tengo visita o seu pai na casa de repouso, ele esta lendo sobre "O mundo dos gatos". Na conversa com o pai, que esta senil, confirma que nunca foi seu filho verdadeiro.

Fukaeri aparece no apartamento de Tengo, após esta desaparecida. Sem ninguém saber que ela esta lá, tem diversas conversas vagas com Tengo, onde ela acaba revelando que tudo o que esta no livro que ela ditou para Tengo escrever é real. Os dois acabam tendo uma relação sexual, e assim o protagonista acaba se tornando um receptor do mundo dos pequeninos, enquanto Fukaeri consegue ouvir coisas desse mundo. Ela inclusive diz que Tengo será encontrado por Aomane em breve. As duas luas reaparecem no céu, mostrando que esse fenômeno faz parte do mundo de 1Q84. Separados por alguns metros, tanto Aomane como Tengo conseguem ver as duas luas, que fazem parte do livro "Crisálida do ar". A garota crê para tentar encontrá-lo, mas momentos antes ele havia saido da praça onde estava. Aomane resolve então sair desse universo e voltar para 1984. Ela vai até a mesma rodovia onde sabe que entrou nesse universo, mas não encontra a mesma entrada. Não é possível sair de 1Q84. O livro relata uma cena com ela com uma arma na boca na estrada. Fica o suspense, pois não sabemos se ela apertou o gatilho ou não. Por outro lado, Tengo visita seu pai, que esta nos últimos momentos de vida, e acaba tendo uma experiência com a Crisálida do ar, assim como no livro que escreveu. Ele decide que vai encontrar Aomane, a onde quer que ela esteja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA