Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Projota, o Rap e o BBB

terça-feira, 23 de março de 2021

O Rap sempre passou uma mensagem forte, buscando transmitir princípios, falar da vida como ela é, sempre incentivando os ouvintes a avançarem e não desistirem. Claro que existem exceções, mas o conceito do gênero é levado muito a sério. Rap sempre foi resistência, sempre foi sobre vencer as adversidades e seguir em frente. Sabemos que aqui no Brasil o gênero ganhou espaço com nomes como Emicida, Rashid e o próprio Projota, o tema central do nosso texto. Pois é, Projota é um grande nome do Rap, mas acontece que ao participar do BBB jogou grande parte do seu conceito e fala por água abaixo. Será que Projota seguira sendo um nome importante do Rap? As suas letras irão conseguir ter o mesmo impacto e realidade?

Particularmente sempre gostei de Rap, acompanhei aquela primeira cena dos anos noventa, onde a realidade era cruel, mas as letras fortaleciam quem ouvia. Aqueles mesmos Rappers foram também inspiração para aqueles que cantam suas rimas atualmente, inclusive do próprio Projota, que vive dizendo que Mano Brown é um dos seus mentores. Acontece que parece que o atual Rapper não aprendeu muita coisa. Comecei a ouvir Projota alguns anos atrás e suas músicas sempre foram as minhas favoritas entre ele, Emicida e Rashid. Os primeiros álbuns dele são clássicos, com rimas excelentes. Era explicito ali a correria das ruas, a busca por crescer. As canções dele eram motivadoras e me lembro que me ajudaram algumas vezes em dias difíceis. Quando todos viram que o cantor participaria do BBB ficaram contentes, já que seria uma chance dele demonstrar na casa tudo aquilo que ele sempre cantou, e assim fortalecer o movimento. Mas não foi isso que aconteceu.

Se você possui um fã que lhe admira o minimo que esperamos é que haja humildade daquele que recebe tal admiração. Pois é, Projota não foi humilde, pelo contrário, humilhou um jovem na casa que apenas queria cantar junto com seu ídolo. Não para por ai, porque as grandes rimas que ele cantava não se tornaram uma realidade, mostrando que o muleque de Vila era na verdade um menino de condomínio, pelo menos nas suas ações. Foi engraçado e até constrangedor ver Projota com nojo de comer alguns alimentos e não sabendo fazer comida, sendo sustentado pelos almoços feitas por Fiuk, um jovem rico. Bom, não assisto BBB, mas não teve como não saber o que estava rolando na casa, ainda mais com um nome como do Projota. Infelizmente as rimas do Rapper perderam o significado para mim, não consigo mais ouvir as musicas do mesmo jeito, porque aquele que canta não mostrou que vive de fato aquilo que rimava. Enfim, talvez com o tempo isso muda, já que as pessoas se transformam. Mas por enquanto Projota conseguiu destruir em 3 meses aquilo que construiu em anos. Não é o fim de sua carreira, longe disso. Mas o respeito pelas rimas não é mais a mesma, porque faltou a realidade do que cantava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA