Desde quando era pequeno ouvia falar que a China um dia iria conquistar o mundo, que iriamos falar o idioma deles e que eles chegariam ao topo da cadeia global. Pois é, a cada ano que passa o país oriental cresce cada vez mais e já é uma realidade como uma potencia no mercado mundial. Mas entenda, nada disso tem acontecido por acaso, existe um plano que foi criado desde muito tempo atras, e agora ele apenas vai se tornando forma. O alvo chinês é deixar de ser apenas alguém que faz sapatos, a famosa mão de obra, para se tornar um país de engenheiros e criadores. Não querem mais ser a maior Fábrica do mundo, eles querem ser o maior centro tecnológico do mundo. É o famoso Made In China 2025.
O Made In China 2025 é um projeto que busca atualizar, consolidar e equilibrar a industria manufatureira da China, transformando-se em uma potencial Global até 2025. Tudo começou após 1949, quando Mao Tsé-Tung adotou o modelo Comunista e partiu então com uma estratégia para alcançar o topo do mundo. A primeira parte do plano era voltado para o setor industrial do país, isso aconteceu entre 1953 a 1957. O Governo adquiriu diversas Fábricas e assim impulsionou o seu programa de domínio. Não podemos esquecer que o atual governo chinês possui controle de todas as pontas de seu território. Após o avanço no setor Agrícola da nação, a China deu um outro passo fundamental, a busca pelo crescimento na área de Tecnologia. Em meio a tudo isso acontecia também a famosa Revolução Cultural na China. A estratégia levou até os jovens formados a terem que dar aulas na Escolas por cinco anos, pois o Governos queria transmitir conhecimento.
O Presidente Xi Jinping acelerou as coisas no país, gerando assim a meta ousada de chegar em 2025 no topo do mundo, criando diversas conexões com outros países da Africa e Asia, formando assim "A nova Rota da Seda" e investindo pesado em diversos países mais pobres. A China queria mostrar a sua inovação ao mundo, não apenas ser aqueles que fazem algo apenas por um custo baixo de mão de obra. Hoje em dia a nação chinesa possui maior contingente laboral na industria e investe fortemente em pesquisas de desenvolvimento. O grande salto são ações tecnológicas da China no mundo, o famoso 5G. Para os EUA isso é um perigo, pois os chineses poderiam ter controle sobre pessoas e a sua liberdade. Não é segredo que inclusive o Brasil está no meio desse jogo, pois em algum momento terá que escolher qual tecnologia ira usar. A China é muito fechada para Empresas estrangeiras, mas prefere replicar Empresas parecidas em sua própria nação. Por outro lado os chineses possuem capital aberto em outros países e suas empresas ganham dinheiro e espaço mundo afora. Aos poucos a China aumenta seus espaço no mundo, dificulta a entrada no país e por fim vai se tornando uma potencia mundial. O que esperar do futuro? Avanço explosivo da China e domínio mundial, mas será que isso sera bom?
Nenhum comentário:
Postar um comentário