O paranaense Alex foi um grande jogador que nosso Futebol nacional já apresentou. Ele jogava com a camisa 10 e era o famoso meia clássico, que conduzia a bola, colocava atacantes na cara do gol com sua visão de jogo e fazia muitos gols. O meia foi o principal jogador do Palmeiras na minha adolescência, então torci bastante por ele, além de acompanhar sua carreira ao longos dos anos. Alex era criticado por não ter uma sequencia de jogos boas, mas isso era mentira, pois Alex foi decisivo em diversas partidas. O camisa 10 virou estátua na Turquia, foi o grande 10 palmeirense, foi o Bola de ouro do Brasileirão 2003 e sempre esteve entre os convocados da seleção, onde infelizmente não disputou uma Copa. Mas bem, vamos aos grandes momentos de Alex no Futebol.
1-) Show de Alex contra o River Plate na Libertadores 99
Acredito que esse tenha sido o grande jogo do Alex com a camisa do Palmeiras, onde a disputa foi pela semi final da Libertadores, contra o forte River Plate. Na primeira partida o River tinha vencido por um gol de diferença. Mas na volta no Parque Antártica o que vimos foi uma superioridade gigante do time paulista, com Alex sendo o melhor jogador da batalha. Logo no inicio o meia cabeceou uma bola na trave. Em seguida matou uma bola no peito e chutou de fora da área, um golaço. O camisa dez driblou muito, distribuiu passes e foi até mesmo caçado pelas faltas dos argentinos. Todas as jogadas de ataque passavam pelos seus pés. No fim Alex fez outro golaço. Recebeu na área e chapou no canto do goleiro. O Palmeiras estava na final, em um show do meia palmeirense.
2-) Gol de placa no Morumbi em cima do Rogério Ceni
Parecia um jogo comum no Torneio Rio- São Paulo daquele ano. Em uma noite de 2002 a partida era disputada em pleno Morumbi. Alex estava buscando fazer um grande ano, já que a Copa estava chegando e partidas importantes poderiam carimbar sua convocação. O camisa dez foi além das expectativas nesse jogo, sendo dominante e difícil de ser marcado. Ainda no primeiro tempo Alex deu um passe certeiro para Magrão abrir o placar. Jogando solto o meia fez seu gol mais bonito da carreira. Ele recebeu a bola em movimento, deu um tapa tirando o zagueiro e com mais um toque encobriu Rogerio Ceni e chutou para o gol. Um verdadeiro gol de placa, que até hoje o meia não recebeu homenagem no Morumbi. Mas sem problemas, ele foi homenageado pelos palmeirenses.
3-) Final da Copa do Brasil 2003
Em 2003 não teve para ninguém, pois Alex foi o melhor jogador atuando no Brasil. O que ele fez naquele ano é algo raro, já que ele foi muito dominante em suas atuações. Triste por não ter sido convocado para a Copa de 2002, o meia usou o ano seguinte para mostrar todo o seu talento, fazendo uma temporada espetacular pelo Cruzeiro. O grande jogo do camisa dez foi contra o Flamengo, na final da Copa do Brasil. Ele foi bem nas duas partidas, mas destaco o primeiro jogo no Maracanã, onde Alex fez um golaço de letra após um cruzamento rasteiro dentro da pequena área. O meia mostrou que possuía muitos recursos para surpreender o adversário. Por fim, o Cruzeiro ganhou o Torneio e a tríplice Coroa, vencendo também o Mineiro e Brasileirão.
4-) Virada contra o Vasco na Libertadores 99
Mais um grande jogo pela Libertadores de 1999, mostrando que Alex sem dúvida foi um dos protagonistas daquele título. O Palmeiras enfrentava o Vasco, atual campeão da Libertadores pelas Oitavas de final. A equipe paulista não era favorita e ao começar o jogo perdendo mostrava que as coisas seriam difíceis. Mas Alex estava em campo e ele foi decisivo. Primeiro tabelou com Paulo Nunes e chutando ao gol marcou seu primeiro na partida. No segundo tempo o meia se adiantou aos zagueiros e empurrou a bola para o gol. O Palmeiras virou aquela partida, se classificou para a próxima fase e ficou conhecido como o time da virada. Tudo isso em pleno São Januário, Estádio do Vasco.
5-) Virada no novo Estádio do Galatasaray
Alex é um rei na Turquia, onde até mesmo uma estatua foi feita para o jogador. Foram muitos anos, muitos títulos e muitos gols marcados pelo Fenerbahce. Quando o jogador decidiu ir para a Turquia não esperava que o saldo seria tão positivo, onde ele é o jogador estrangeiro mais importante do país. Entre tantos jogos escolhi um dos que foram marcantes. No clássico contra o Galatasaray o time rival inaugurava o novo Estádio, mas Alex e o Fener estragaram a festa. O Galatasaray até saiu na frente, mas Alex foi decisivo na virada. Primeiro ele cobrou uma falta na cabeça do atacante, que empatou a partida. E no fim, de cabeça, o meia virou o placar, para a explosão de sua torcida e desespero dos adversários. Enfim, esse foi só um exemplo da passagem de Alex pela Turquia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário