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1974, o ano do bi campeonato de Emerson Fittipalddi na Fórmula 1

quinta-feira, 13 de julho de 2023

O piloto brasileiro começou a temporada de 1974 em uma nova equipe da Formula 1, estreando como piloto principal da equipe McLaren, que possuía modernidade e uma ótima estrutura. Na verdade, Emerson saia da equipe Lotus após a decepção da temporada anterior, quando Fittipaldi tinha a  chance de ter sido campeão e sua equipe não contribuiu para que isso viesse a acontecer. No inicio, o brasileiro teve dificuldades para pilotar o novo carro, mais por conta de conhecimento do carro do que por problemas técnicos. Em 1974 o grande rival de Emerson era o suíço Clay Regazzoni, que manteve uma boa temporada marcando muitos pontos, além do sueco Ronnie Peterson, que também ganhou o mesmo número de provas do brasileiro.


Fittipaldi tinha a chance de mostrar que era um dos melhores pilotos da categoria, e a equipe McLaren queria colocar o seu nome entre as principais da Fórmula 1. Na primeira prova da temporada, a vencedora foi a equipe McLaren, mas não com o brasileiro. O vencedor foi o australiano Denny Hulme, já que Fittipaldi havia abandonado a corrida. Mas na segunda etapa da competição, disputada no Brasil, vimos o piloto casa vencendo, e assim Emerson conquistava sua primeira vitória com seu novo time. Em 1974 também estreava o lendário piloto Niki Lauda, que dirigia uma Ferrari. O novato conseguiu ser vencedor em uma prova, disputada na Espanha. Em uma temporada tão disputada e equilibrada, as vitórias de cada etapa forma muito bem distribuídas, sendo que quem venceu mais provas, venceu três delas, entre elas o brasileiro. O piloto Jody Scheckter ganhou duas competições, no grande prêmio da Suécia e da Grã-Bretanha, com o carro Tyrrel Ford. A América do sul teve o argentino Carlos Reutemann ganhando na África do sul.

Emerson Fittipaldi havia vencido no Brasil, mas conseguiu ficar em primeiro lugar em mais duas provas, que foram disputadas na Bélgica e outra no Canadá. No circuito canadense o brasileiro deu um grande passo para o título, pois tendo três vitórias, saia na frente do segundo colocado, Clay Regazzoni, que precisava ficar na frente do brasileiro e torcer para Fittipaldi ter um corrida ruim. O problema era que a Ferrai era um carro muito bom, e possuía ferramentas para vencer a McLaren do Emerson. O último GP foi disputado nos EUA, e Fittipaldi conta que foi uma noite muito difícil antes da prova, pois ficou muito nervoso. O vencedor da etapa foi o argentino Carlos Reutemann, que foi tanto o Pole position como o primeiro colocado. Mas as atenções estavam no brasileiro e no suíço, que disputavam o troféu da temporada. A largada ganhou grande tensão, mas Fittipaldi se saiu muito melhor, e quando Clay teve que abandonar a corrida, ele precisava apenas terminar a prova pontuando, e foi o que ele fez. Terminado o GP dos EUA na quarta colocação, o brasileiro se sagrava campeão, vencendo a Fórmula 1 pela segunda vez, dando o primeiro título para a equipe McLaren.

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