Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

São Bernardo sitiada, um livro de contos

segunda-feira, 3 de julho de 2023

O escritor Paulo Junior é conhecido no meio do futebol por seus textos relacionados ao esporte, além de participar de diversos podcast de futebol ao longo dos anos. Para quem acompanha a carreira dele, sabe que Paulo é um admirador do cinema e do futebol, e assim, como um bom escritor, usa seus gostos pessoais como tema de seus contos, que como o nome diz, busca falar sobre aquilo que acontece no cotidiano da grande cidade. Como sabemos, Contos são histórias mais curtas do que  um romance, porém, aqui Paulo Junior nos coloca em meio a acontecimentos que nos prendem e nos transportam para o ambiente descrito de forma excelente.


A primeira trama apresentada já nos traz a vida difícil de um vendedor de imóveis, chamada "São Bernardo sitiada", que se passa no município do ABC paulista de São Paulo. Vemos a dificuldade de um trabalhador na cidade grande e como o patrão sempre busca levar vantagem em cima do funcionário. Os momentos de humor existem e isso agrega muito ao Conto. Outro gosto do autor, o time do Palmeiras, tem seu espaço em diversas histórias apresentadas por ele. "Quando éramos dois" é o meu Conto favorito dessa coleção, onde o futebol tem sua marca já com um dos personagens, que possui o nome de Zico. Acompanhamos uma união de tramas que vão se amarrando, ao falar sobre amizade, assassinato e lembranças. Para aqueles que amam jogar Bingo, Paulo Junior nos conta sobre esse vicio em "Cinquina" e a sede de uma pessoa por ganhar o prêmio final. Os detalhes como o suor da camisa, a  aceleração do peito e o olhar dos personagens secundários nos trazem realidade e no colocam dentro daquele local, com várias pessoas jogando e buscando vencer.

"No inferno é sempre domingo" traz o cinema, o mundo dos curta metragens, como tema central da história. É interessante como o escritor pausa as cenas, nos mostrando os curtas sendo apresentados e a reação de quem o assiste. De fato os Contos que vão no sendo apresentados mostram aquilo que envolve uma cidade grande, como as estações de metrô, as salas de cinema e a paixão pelo futebol. "A ultima vinda" é em parceria com Everton Oliveira, que tinha como ponto inicial um roteiro para um curta metragem, que acabou se tornando uma das histórias desse livro. Temos também uma história de amor, mas que nesse caso, é a ótima história de amor frustrado, do sentimento não correspondido, através do ótimo Conto "Buquê no guarda-roupa", onde o personagem precisa além de seus sentimentos por Linda, ter que lidar com a sua demissão do trabalho. é engraçado ver o protagonista criando ferramentas para se esquecer de sua amada, como por exemplo dizer que o Palmeiras não vencia no período que estava namorando com a garota. O livro se encerra com "Em que lugar", onde todo universo do escritor se encontra, como por exemplo viagens, conversas sobre cotidiano e novamente, o Palmeiras. Ler os Contos do Paulo Junior é uma viagem pelas ruas tomadas por prédios e movimentos, que acabam por nos conectar aos personagens, pois se parecem com o cotidiano de cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA