No último ano tivemos uma palestra muito interessante com dois grandes nomes do esporte. Estou falando do treinador do Palmeiras Abel Ferreira e do técnico vencedor da seleção brasileira de vôlei, Bernardinho. Com um histórico de muitos títulos, experiência em trabalho em equipe e com êxito no esporte de alta performance, os dois bateram um papo, respondendo diversas perguntas a respeito de como eles lidam com equipe e com liderança. Nesse texto trago alguns dos principais pontos abordados pela dupla, em uma palestra que ficou para a história, ajudando assim tantos outros líderes que querem crescer, seja o mercado que atuem.
Como ter um projeto de sucesso?
Temos que nos perguntar "Com quem?" faremos o projeto. Nem sempre com os melhores, mas com os melhores para aquela função. É necessário intensidade para o projeto, assim como paixão, sabendo o limite que cada pessoa possuí. Faça bons acordos com as boas pessoas que estão ao seu redor.
Como saber se o meu melhor, também é o melhor do membro da equipe?
É importante conseguir tirar a melhor versão de cada membro da nossa equipe. Saber ouvi-los também nos levará a crescer. O bom membro é aquele que ajuda os outros a serem melhores. Cada pessoa tem o seu melhor dentro de cada contexto, então precisamos saber como encaixá-los.
Um campeão nasce ou ele é forjado?
Uma pessoa pode ser talentosa, mas se ela não consegue lidar com pressão não irá avançar. Abel Ferreira pensa que chegar ao sucesso não é difícil, mas sim se manter pagando o preço e tendo a mesma disposição. Você precisa ser sincero com você mesmo para saber se quer pagar o preço. Bernardinho aprendeu com seu pai com a frase "Só volta quando der certo". Sendo assim, tente, restaura, faz de novo, muda o plano. Se não chegou ao fim, vá até que dê certo.
Como um líder leva um time para a alta performance?
O que se espera são resultados, mas precisamos dar atenção aos processos, pois no momento da decisão não faremos algo novo, mas aquilo que sempre fizemos ao longo do processo. Foque no resultado, mas invista no processo. Nós somos os nossos maiores sabotadores. Pergunte-se, a sua mente ela atua, ou ela mente? Líderes devem comunicar, delegar e cuidar. Precisamos engajar as pessoas em torno de um processo.
Como lidar com as mudanças para melhorar a equipe?
O líder tem que ser justo e não se apegar ao passado. Se a equipe perceber que sua decisão foi justa, todos irão lhe seguir. Decisões difíceis tornam o futuro mais fácil. Só cobramos de quem amamos e sabemos quem pode nos dar retorno. Se nós não tivemos resultado a culpa não são das pessoas, mas do líder que não conseguiu comunicar aquilo que queria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário