Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

João Fonseca campeão do ATP Buenos Aires

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

O garoto brasileiro fez de novo, conseguiu mais um feito inédito para o tênis nacional, se colocando entre os grandes do esporte e mostrando que tem potencial para estar entre o top 10 do ranking mundial. Com apenas dezoito anos, João Fonseca vence pela primeira vez um torneio de nível ATP, na Argentina, tendo que enfrentar diversos tenistas da casa, que contavam com uma fanática torcida que apoiava os argentinos sem parar. Mesmo ainda jovem, João mostrou que tem uma força mental enorme, estando em uma semana que estava gripado e em partidas longas enfrentou problemas físicos. Além disso, o forte calor não foi obstáculo para o brasileiro ganhar o seu primeiro campeonato.


O ATP de Buenos Aires é um tradicional torneio na gira Sul-Americana, que acontece no piso do saibro, e é sempre recheado de bons tenistas. A edição desse ano contou com o alemão Zverev e o dinamarquês Rune. Mas quem brilhou foram os brasileiros. Thiago Wild teve ótima participação, sendo eliminado apenas nas quartas de final. Por outro lado, João Fonseca começou com tudo, onde já na sua estreia aplicou uma surra no argentino Etcheverry, ao ganhar por 2/0, causando um forte impacto na mídia argentina. Nas oitavas de final. mais um argentino, dessa vez Frederico Coria, que começou vencendo o primeiro set, mas Fonseca conseguiu uma virada espetacular, ganhando por 2/1. A grande partida, a mais difícil do campeonato foi nas quartas de final contra o argentino Mariano Navone, que já havia vencido João no passado. Navone saiu na frente e teve chance de match point, porém, João Fonseca teve uma mentalidade forte e venceu por 2/1, novamente de virada. Ainda que o título não viesse, João estava marcando seu nome no mundo do Tênis. Na semi final contra Dere, houve algumas oscilações, mas quando precisou, na hora de decidir, a vitória de Fonseca veio por 2/1.

Seria a primeira final do brasileiro no nível ATP, mas isso não assustou o garoto, que teria mais um argentino pela frente na decisão, o ótimo Francisco Cerúndulo, que também é conhecido por um estilo de jogo de muita pancadaria na bola, o que poderia dificultar a vida do Fonseca. No primeiro set João foi muito bem, quebrou o saque do argentino no momento certo e garantiu triunfo por 6/4. No segundo set Cerúndulo arriscou mais, e com isso deixou a partida mais difícil. João mostrou cansaço e infelizmente nas duas chances que teve para fechar a partida com o saque a seu favor, acabou não conseguindo matar o jogo. Parecia que teríamos mais um jogo de fortes emoções, mas João Fonseca mostrou que é um monstro nesse esporte, um talento raro e geracional. O segundo set foi para o tie-break, mas Fonseca não deu chances para Cerúndulo, ganhando por 7 a 1, fechando a partida em 7/6, e assim 2/0. Isso tudo jogando na casa do adversário, com torcida contra e um sol fortíssimo. Com 18 anos, João Fonseca faz história, chegando agora na posição 68 do ranking mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA