Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Inception, no mundo dos sonhos

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Um dos melhores filmes de Christopher Nolan trouxe Leonardo Di Caprio como protagonista, com um roteiro muito interessante, trazendo diversas camadas dentro da sua trama. Imagine navegar no mundo dos sonhos, onde você poderia ter controle de tudo o que acontece dentro dele. Com isso, um perigo, não saberíamos após nos aprofundarmos tanto nesse mundo, o que seria real ou apenas uma ilusão vinda dos sonhos. Com essa proposta, Nolan cria um clássico da ficção cientifica, com um elenco que ainda trazia os atores Joseph Gordon-Levitt, Cillian Murphy, Ken Watanabe, Marion Cotillard e Tom Hardy. O diretor Nolan já tinha a ideia do filme desde 2001, mas sem tecnologia para tanto, a produção só foi lançada em 2010, sendo um sucesso, ganhando quatro Oscar na área de som e produção.


O roteiro apresenta-se como um filme de ação, mostrando ladrões dos sonhos, ao usar o conceito de sonhos lúcidos e incubação de sonhos. Tudo parece confuso, mas a cada ato a história vai se desenrolando e nos trazendo explicações. O protagonista se chama Cobb, que possui um negócio de incumbir informações dentro dos sonhos das pessoas, para que na vida real ele possa vir a tomar decisões sem que perceba que tudo foi plantado enquanto o alvo dormia. Sendo assim, Cobb e seu braço direito Arthur recebem a missão de invadir a mente de um poderoso empresário chamado Saito. Para saber se estamos no mundo real, Cobb tem um totem em forma de pião, que quando esta rodando significa que está sonhando, mas quando ele para, está no mundo real. O grande conflito nas missões de Cobb dizem respeito a sua esposa Mal, que sempre o assombra, já que quando eles começaram a viver nesse mundo, acabaram chegando no limbo, e Mal nunca mais quis voltar ao mundo real. Tudo se revela quando Saito na verdade estava apenas testando Cobb e sua equipe, pois a grande missão é invadir a mente do empresário Robert, interpretado por Cillian Murphy. Se eles conseguirem plantar a ideia que Saito quer, Cobb poderá rever seus filhos nos Estados Unidos

Para a missão, Cobb e Arthur recrutam uma equipe para a missão mais desafiadora do time, em meio a um voo dentro do avião. Ou seja, enquanto todos estão dentro de um avião, a ação acontece no mundo dos sonhos enquanto todos estão dormindo. O filme é uma ótima viagem, onde temos Tom Hardy como um falsificador e Ellen Page sendo a arquiteta dos sonhos, sendo ensinada por Cobb, já que ele mesmo não consegue usar o máximo de suas habilidades por conta de Mal. Vemos então a equipe subindo de nível, entrando no sonho dentro do sonho, para por fim Cobb ir com Saito para o limbo. É nesse momento que ele consegue implantar a informação na mente de Robert, conseguindo cumprir o objetivo. Cobb vai além, indo até o limbo para resgatar Saito, que envelhecido, havia morrido dentro dos sonhos. Juntos, eles retornam para a realidade, quando acordam já dentro do avião, como se nada tivesse acontecido. É muito legal ver cada integrante do time saindo do avião como se tivessem tudo um voo comum, quando na verdade estavam em sonhos lúcidos. Saito tira as acusações contra Cobb, que era acusado pela morte da esposa, e assim o protagonista retorna para os EUA. É aqui que temos o clímax da trama, pois Cobb olha para o pião para ver se ele para de girar ou se tudo ainda é um sonho. Porém, distraído pelos filhos, acaba não vendo o pião e o filme termina. Fica a dúvida, tudo ainda é um sonho ou ele esta de fato no mundo real? Esse é o grande enigma e discussão entre os fãs de Inception.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA